25/07/2023
Juiz é acusado de usar informações para constranger desembargador
Os desembargadores da Corte Especial Administrativa do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, decidiram ontem, por unanimidade, abrir um processo administrativo disciplinar contra oo juiz Eduardo Appio, afastado da 13ª Vara Federal de Curitiba, base da Operação Lava Jato. O colegiado ainda manteve, por 15 votos a dois, Eduardo Appio afastado da Justiça Federal paranaense.
Appio é investigado por supostamente ter usado dados e informações do sistema da Justiça Federal para tentar constranger o desembargador Marcelo Malucelli, do próprio TRF-4, telefonando para o filho do magistrado, João Eduardo Barreto Malucelli. João Eduardo Barreto Malucelli é sócio do ex-juiz e senador Sergio Moro (União Brasil). Após a revelação da proximidade entre eles, o desembargador Marcelo Malucelli, se declarou, em abril, suspeito para analisar casos da Lava Jato.
O afastamento cautelar do magistrado foi decretado no dia 22 de maio, no bojo de uma investigação sobre a conduta do juiz que é desafeto do senador Sérgio Moro (União Brasil) e do deputado cassado Deltan Dallagnol (Podemos) – artífices da Operação.
Comments