Tempestade bloqueia rodovias e alaga ruas em cidades do RS
- JORNALE
- 17 de jun.
- 2 min de leitura
17/06/2025
Climatempo estima mais de 200 milímetros de chuva

Tempestades começaram a atingir cidades do Rio Grande do Sul, principalmente nas partes Central e Oeste do estado, entre a noite de segunda (16) e a madrugada desta terça-feira (17).
Houve registro da queda de granizo, chuva forte e rajadas de vento com até 80 km/h. Famílias precisaram sair de casa, aulas foram suspensas e rodovias foram bloqueadas devido ao alagamento de ruas e transbordamento de arroios causados pela chuva.
Em Santa Maria, no Centro do RS, choveu mais de 100 milímetros nas últimas 24 horas. Para todo o mês de junho, a previsão era de 138 milímetros – ou seja, em um dia, choveu quase o que estava previsto para 30 dias.
O observatório do Bate-Papo Astronômico, localizado na cidade, contabilizou mais de 1,3 mil raios em um intervalo de 8 horas.
A Defesa Civil da cidade confirmou que 56 famílias (178 pessoas) sofreram algum tipo de prejuízo. Dessas, 24 famílias (84 pessoas) ficaram desalojadas e precisaram procurar abrigo nas casas de amigos ou parentes. Já duas famílias (9 pessoas) ficaram desabrigadas e estão acolhidas no Centro Desportivo Municipal (CDM).
Outra cidade que foi atingida por tempestades é Mata, distante 88 km de Santa Maria. Por lá, houve queda de granizo e ruas ficaram alagadas. Pelo menos 30 pessoas precisaram sair de casa. Em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste, também.
A Climatempo divulgou que situação parecida deve se repetir em outras cidades das mesmas regiões, bem como no Norte do estado.
"A semana será mais chuvosa novamente no estado gaúcho e com acumulados significativos, podendo ultrapassar os 200 milímetros em algumas localidades (...) Há alerta para o risco de alagamentos e enchentes, além da possibilidade para transbordamento de rios e córregos no decorrer dos próximos dias", disse.
Comments