Tarifa Zero já atendeu 4,5 mil pessoas com passagem grátis
- JORNALE
- há 1 hora
- 2 min de leitura
26/08/2025
Pessoas que procuram emprego podem utilizar o benefício

Cerca de 4,5 mil pessoas já foram beneficiadas pelo programa Tarifa Zero a Caminho do Emprego desde o lançamento da iniciativa pelo prefeito Eduardo Pimentel, há seis meses.
Voltado a pessoas com renda familiar de até três salários mínimos, o programa, que entrou em vigor em 21/2, garante passagem gratuita de ônibus para quem está desempregado e à procura de uma colocação no mercado de trabalho em Curitiba.
O trabalhador tem direito a duas passagens (ida e volta) para cada encaminhamento de entrevista feito pelo Sine Municipal, limitado a três indicações no mês.
“O primeiro passo para a dignidade de uma pessoa é o emprego, é o que a faz sustentar a família, colaborar na renda da casa, criar independência, casar, ter filho, voltar para o mercado de trabalho”, enfatizou o prefeito no lançamento do programa.
Os valores equivalentes a duas passagens são carregados no cartão-transporte Urbs, na categoria usuário, nas agências do Sine nas Ruas da Cidadania e também no Sine Móvel, serviço itinerante que passa por pontos estratégicos da cidade.
Morador do Umbará, Fabiano Temiski Muniz utilizou a Tarifa Zero para participar de uma entrevista de emprego no Bairro Alto e ressalta a relevância da iniciativa municipal. Ele foi aprovado na seleção para trabalhar em uma empresa de call center. “Foi importante para que eu conseguisse me locomover até a entrevista, já que fazia meses que eu estava desempregado”, lembra.
Segundo levantamento da Urbs, foram concedidas 8.996 passagens de ônibus gratuitas no período (R$ 53,9 mil). Os locais mais procurados pelo benefício nos primeiros seis meses do programa foram os Sines das Ruas da Cidadania Portão, com 899 atendimentos, Pinheirinho (884), Matriz (705), Sine Móvel (474) e Bairro Novo (400).