São José dos Pinhais será o primeiro município da RMC a adotar Educação Digital como componente curricular obrigatório
- admjornale
- há 1 hora
- 2 min de leitura
04/02/2026

A rede municipal de ensino de São José dos Pinhais dá mais um passo importante rumo à modernização da educação pública. O município será o primeiro da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) a implantar a Educação Digital e Midiática como componente curricular específico e obrigatório na grade do ensino regular, atendendo toda a rede de ensino fundamental.
A implementação do novo componente curricular está alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC Computação), que estabelece, a partir de 2026, a obrigatoriedade do ensino de competências relacionadas ao mundo digital, ao pensamento computacional e à cultura digital. Em São José dos Pinhais, no entanto, a implantação vem sendo preparada de forma antecipada, com formações iniciadas ainda em 2025, garantindo tempo adequado de adaptação e qualificação dos profissionais da rede.
O componente curricular de Educação Digital e Midiática tem como objetivo preparar os estudantes para o uso crítico, ético, criativo e responsável das tecnologias, desenvolvendo habilidades essenciais para a cidadania no século XXI.
“Esse é um momento histórico para a educação do município. Preparamos nossos professores para garantir que todos os alunos do ensino fundamental tenham acesso a conhecimentos fundamentais para o futuro, como o pensamento computacional e a educação midiática”, destaca a secretária municipal de Educação, Fátima Cardoso.
Desde o ano passado, professores da rede municipal participam de ciclos formativos voltados à implementação do novo componente. O Referencial Curricular de Educação Digital e Midiática já foi homologado pelo Conselho Municipal de Educação, e ao longo de 2025 foram realizados três ciclos de capacitação, conduzidos pelo Núcleo de Educação Digital (EDIG) da Secretaria Municipal de Educação.
O diferencial da rede está no fato de que o núcleo é formado por professores concursados do próprio município, com especialização em educação digital, tecnologias para a aprendizagem e, em alguns casos, doutorado na área de computação.
Município lançará oficialmente o novo componente curricular
Como parte da segunda fase de implementação, São José dos Pinhais realizará, no dia 13 de fevereiro, o lançamento oficial do componente curricular de Educação Digital e Midiática. A ação integra um novo ciclo formativo voltado aos professores que irão ministrar o componente ao longo do ano letivo de 2026.
O encontro acontecerá em dois períodos: das 8h30 às 11h30, para a turma da manhã, e das 13h30 às 17h, para a turma da tarde. Durante a programação, serão apresentados os encaminhamentos pedagógicos do componente, o organizador priorizado, a página Edig (criada pela Secretaria Municipal de Inovação, Modernização e Transformação Digital) e os planos de trabalho para o primeiro trimestre.
O evento será realizado no Auditório da ACIAP, localizado na Rua Joaquim Nabuco, nº 1.869, no Centro da cidade, e é direcionado aos professores que atuarão diretamente com o componente curricular. As inscrições estarão abertas a partir desta sexta-feira (6) e poderão ser feitas clicando aqui.
Foto: Prefeitura de São José dos Pinhais









Comentários