São José dos Pinhais realiza últimos mutirões de castração do ano entre 8 e 11 de dezembro. Saiba como participar!
- admjornale
- há 4 minutos
- 2 min de leitura
28/11/2025

São José dos Pinhais realizará os últimos Mutirões de Castração do ano nos dias 8, 9, 10 e 11 de dezembro, em duas regiões do município. A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), é destinada exclusivamente aos tutores que já possuem cadastro ativo no momento do atendimento. Clique aqui para realizar o cadastro.
Até agora, mais de 5.200 cães e gatos já foram castrados ao longo do ano, segundo o Departamento de Defesa e Bem-Estar Animal da Semma, um marco importante nas ações de controle populacional e promoção do bem-estar animal no município.
O secretário de Meio Ambiente, Samuel Alves da Silva, destaca que a iniciativa facilita o acesso das famílias ao cuidado adequado. “O mutirão é uma das principais estratégias do município para garantir o cuidado responsável com os animais e atender famílias que muitas vezes não têm condições de arcar com o procedimento”, destaca.
Datas e locais dos mutirões
8 e 9 de dezembro – São Marcos
Local: Administração Regional São MarcosEndereço: Rua Sezinando Ferreira da Cruz, nº 550
10 e 11 de dezembro – Parque São José
Local: Avenida das Torres, nº 100Este será o último mutirão do ano.
Quem pode participar
Para garantir o atendimento, o tutor deve:
Realizar o cadastro on-line (clique aqui);
Residir em São José dos Pinhais;
Possuir renda familiar de até três salários mínimos;
Estar inscrito no CadÚnico;
Aguardar o contato da Semma para confirmação da vaga e do horário.
Observação: Cada tutor pode inscrever até dois animais, e o procedimento é destinado a cães e gatos com idade entre 6 meses e 8 anos.
Por que castrar?
De acordo com o Departamento de Defesa e Bem-Estar Animal, a castração traz benefícios para toda a cidade. Além de controlar a população de cães e gatos e reduzir casos de abandono, o procedimento ajuda a prevenir doenças, aumenta a expectativa de vida dos pets e diminui comportamentos indesejados, como fugas, brigas e marcação de território.
Foto: Divulgação / Prefeitura de São José dos Pinhais






