top of page

São José dos Pinhais lança campanha para estimular autodeclaração racial de estudantes

  • 1 de out. de 2025
  • 1 min de leitura

01/10/2025



Com o objetivo de fortalecer a identificação e declaração racial no ambiente escolar, a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Educação (Semed), lançou a campanha “Eu me reconheço, eu me declaro”. Neste primeiro momento, a ação tem como foco os estudantes dos 5º anos, que em outubro participarão do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).


A secretária de Educação, Fátima Cardoso, explica que durante a avaliação, os estudantes terão a oportunidade de realizar sua autodeclaração racial, etapa que contribui para a construção de dados mais precisos e representativos sobre a realidade educacional.


“A temática da identidade e da diversidade racial já integra componentes curriculares, como História e Geografia, promovendo a compreensão sobre o valor do reconhecimento e do pertencimento”, diz Fátima.

Em um segundo momento, a campanha será estendida ao período de matrículas e rematrículas, e envolverá também as famílias no processo de heteroidentificação — quando o responsável indica o pertencimento racial da criança.


“Essa etapa reforça o compromisso coletivo com a valorização da diversidade e amplia a participação da comunidade escolar”, acrescenta a secretária.

Segundo a Semed, a importância da autodeclaração vai além da coleta de informações. É importante para que os estudantes fortalecem o vínculo com a própria história e ancestralidade, impactando positivamente a aprendizagem, a autoestima e a formação cidadã. Além disso, os dados subsidiarão políticas públicas e ações afirmativas voltadas à redução das desigualdades.


Foto: Prefeitura de São José dos Pinhais


 
 
 

Comentários


Últimas Notícias

bottom of page