top of page

Suspensão da carteira de motorista para quem abandonar animal na rua é aprovada na Câmara

  • há 42 minutos
  • 1 min de leitura

13/08/2026


Reprodução
Reprodução


O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira, 12, a cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de quem abandonar animal na rua. O projeto de lei (PL) agora segue para análise do Senado.


Segundo o texto aprovado na Câmara, o abandono de animal com uso de veículo automotor resultará na suspensão do direito de dirigir por 12 meses, passando para 18 meses no caso de abandono de cão ou gato.


A infração também dará multa de dez vezes o valor base de uma infração gravíssima. A multa deve dobrar no caso de morte, atropelamento ou lesão do animal por causa do abandono.


Caso o motorista seja reincidente no período de até 24 meses, a pena será de cassação da Carteira Nacional de Habilitação.


As regras de multa e suspensão do certificado de habilitação também serão aplicadas para abandono de animal com uso de embarcações.


O texto aprovado é o substitutivo do deputado Fred Costa (PRD-MG) ao Projeto de Lei 25/24, do deputado Célio Studart (PSD-CE). (Estadão Conteúdo).


 
 
 

Comentários


Últimas Notícias

bottom of page