top of page

Superterça define candidatos à presidência dos EUA em 15 estados

04/03/2024


Super Tuesday superterça biden trump usa

Hoje é o dia da Superterça (Super Tuesday em inglês). Essa é a data mais importante do período pré-eleitoral nos Estados Unidos. Quinze estados vão realizar as primárias presidenciais que definem os candidatos de cada partido que irão disputar as eleições em novembro deste ano.


No sistema de votação norte-americano, os eleitores não escolhem os candidatos diretamente, mas elegem delegados que representam um partido. Quem tiver o maior número de delegados ao final do processo se torna o candidato do partido à Presidência.


Democratas


Pelo lado dos Democratas, o atual presidente Joe Biden segue invicto na disputa pela candidatura, com 48% das intenções de voto, segundo pesquisa do New York Times.


Republicanos


Já entre os Republicanos, o ex-presidente Donald Trump lidera a corrida, com 43%, após ser liberado pela Suprema Corte para concorrer.

A Superterça costuma ser decisiva para os partidos, mas neste ano as candidaturas já estão praticamente definidas.


Os maiores colégios eleitorais são os da Califórnia e do Texas, que estão em jogo nesta terça. Os primeiros resultados devem ser conhecidos entre 20 e 23 horas.


As 10 maiores Superterças dos Estados Unidos


  • Em 1988, 21 estados realizaram as primárias na Superterça, sendo a maior da história. Os vencedores foram George H. W. Bush pelos republicanos e Michael Dukakis pelos democratas.

  • Em 2008, 20 estados realizaram as primárias na Superterça, sendo a segunda maior da história. Os vencedores foram John McCain pelos republicanos e Barack Obama pelos democratas.

  • Em 2016, 15 estados realizaram as primárias na Superterça, sendo a terceira maior da história. Os vencedores foram Donald Trump pelos republicanos e Hillary Clinton pelos democratas.

  • Em 2024, 15 estados realizaram as primárias na Superterça, sendo a quarta maior da história. Os vencedores foram Donald Trump pelos republicanos e Joe Biden pelos democratas.

  • Em 1992, 13 estados realizaram as primárias na Superterça, sendo a quinta maior da história. Os vencedores foram George H. W. Bush pelos republicanos e Bill Clinton pelos democratas.

  • Em 2000, 13 estados realizaram as primárias na Superterça, sendo a sexta maior da história. Os vencedores foram George W. Bush pelos republicanos e Al Gore pelos democratas.

  • Em 2004, 11 estados realizaram as primárias na Superterça, sendo a sétima maior da história. Os vencedores foram George W. Bush pelos republicanos e John Kerry pelos democratas.

  • Em 2012, 11 estados realizaram as primárias na Superterça, sendo a oitava maior da história. Os vencedores foram Mitt Romney pelos republicanos e Barack Obama pelos democratas.

  • Em 1984, 9 estados realizaram as primárias na Superterça, sendo a nona maior da história. Os vencedores foram Ronald Reagan pelos republicanos e Walter Mondale pelos democratas.

  • Em 1996, 9 estados realizaram as primárias na Superterça, sendo a décima maior da história. Os vencedores foram Bob Dole pelos republicanos e Bill Clinton pelos democratas.


Superterça: o que é?


A Superterça é uma data em que vários estados dos Estados Unidos realizam as primárias presidenciais, que definem os candidatos de cada partido que vão disputar as eleições em novembro.


Como surgiu a Superterça


A Superterça surgiu em 1980, quando alguns estados do sul dos Estados Unidos decidiram realizar as primárias na mesma data, para aumentar a influência da região na escolha dos candidatos. A ideia se espalhou e, desde então, a Superterça se tornou uma data importante no calendário eleitoral americano.


A tradição


A Superterça é realizada em uma terça-feira porque esse é o dia tradicional das eleições nos Estados Unidos, desde o século XIX. Na época, as terças-feiras eram consideradas convenientes para os eleitores, pois não interferiam no dia de descanso religioso (domingo) nem no dia de mercado (segunda-feira), quando os agricultores vendiam seus produtos nas cidades.


Ilustração: Gerado por Inteligência Artificial/05.03.24 - 10h35


Comments


Últimas Notícias

bottom of page