20/06/2024
Professor Alcione é suspeito de crimes como corrupção ativa e passiva
O ministro Reynaldo Soares da Fonseca, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), determinou, nesta terça-feira (19), que o vice-prefeito de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), Alcione Luiz Giaretton, seja reconduzido ao cargo.
Conhecido como Professor Alcione, ele estava afastado desde o fim de fevereiro deste ano por suspeita de envolvimento em um esquema de desvio de dinheiro da compra de livros infantis.
A defesa dele nega qualquer irregularidade nos contratos da Secretaria de Educação.
Na época, Alcione também ocupava o cargo de secretário municipal de Educação de Colombo. O suposto esquema foi alvo da Operação Liber, da Polícia Federal (PF).
De acordo com a investigação, o vice-prefeito é suspeito de fazer parte de uma organização criminosa que fraudava licitações para desviar recursos federais da compra de livros infantis.
Alcione é investigado por corrupção ativa e passiva, associação criminosa, fraude à licitação e lavagem de dinheiro.
A Justiça Federal determinou o afastamento dele das funções públicas por 6 meses, além de bloquear R$ 2 milhões em bens, veículos e imóveis.
O ministro do STJ atendeu parcialmente a um pedido da defesa do vice-prefeito.
Na decisão, o ministro disse que “a medida (afastamento) se mostra excessiva”, e que “ao menos até o presente momento, não foram expostas situações que indiquem que o exercício da função de vice-prefeito causaria alguma influência na continuidade das infrações penais”.
Apesar de determinar o retorno para o cargo de vice-prefeito, a decisão mantém Alcione afastado da função de secretário de Educação.
A Prefeitura de Colombo informou que ainda não foi notificada da decisão do STJ. A Procuradoria-Geral da República (PGR) disse que não vai comentar o caso.
Comentarios