SMSA promove ação de saúde mental com os profissionais de unidades de saúde
- admjornale
- há 17 minutos
- 1 min de leitura
04/02/2026

Ao longo do mês de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde de Araucária (SMSA), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), realizou uma sequência de ações de promoção à saúde mental voltadas a servidores de unidades da rede. No total, foram envolvidos mais de 100 profissionais das Unidades de Saúde Santa Mônica, Tupy, Industrial e Padre Chico.
Sob a coordenação do médico, fiscal sanitário do DVS e especialista em medicina do trabalho Ricardo Joekel Beleze, as ações envolveram rodas de conversa para tratar sobre saúde mental. A temática envolveu a reflexão sobre as rotinas de trabalho, adoção de hábitos saudáveis, prevenção do adoecimento mental e o trabalho como hipótese de adoecimento.
Segundo a SMSA, iniciativas como esta busca reflexões que contribuam “para a melhoria da qualidade de vida no trabalho, o aumento da satisfação profissional e o fortalecimento do compromisso dos trabalhadores com o serviço público de saúde”.
Ainda para a secretaria, a promoção da saúde mental aos trabalhadores da área da saúde pública pretende “reconhecer e enfrentar os impactos do trabalho cotidiano sobre o bem-estar psíquico desses profissionais, que lidam continuamente com altas demandas, pressão assistencial, situações de sofrimento humano e responsabilidades institucionais relevantes.”
“Ao considerar todos os profissionais, independentemente da função exercida, essa iniciativa parte do entendimento de que o ambiente de trabalho e a organização dos serviços influenciam diretamente a saúde mental coletiva e individual. A promoção da saúde mental busca, assim, estimular práticas de autocuidado, relações de trabalho mais saudáveis e uma cultura institucional que valorize o cuidado com quem cuida”, resume Alexandro Radin, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde.
Foto: Prefeitura de Araucária








