Smart City coloca Curitiba no centro das discussões sobre cidades inteligentes

24/03/2022



Curitiba sedia, a partir desta quinta-feira, dia 24, a terceira edição do Smart City Expo Curitiba, versão brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo.


Até esta sexta-feira, dia 25, o fórum internacional irá discutir, no Expo Barigui, soluções e oportunidades para os municípios e seus desafios para transformá-los em cidades inteligentes.


O Smart City Expo Curitiba 2022, que tem apoio da Prefeitura de Curitiba e do Vale do Pinhão, reunirá congresso e exposição e tem a expectativa de receber 15 mil pessoas, de forma híbrida (presencial e on-line), entre representantes de municípios de todo o país e do exterior, pesquisadores, empreendedores do ecossistema de inovação da cidade, representantes do setor acadêmico e de entidades e o público em geral.


“Durante os dois dias do Smart City, que integra o calendário de eventos em comemoração aos 329 anos de Curitiba, vamos discutir os desafios das cidades para se tornarem ainda mais resilientes no pós-pandemia e também mostrar que o Vale do Pinhão trabalha para fortalecer o desenvolvimento sustentável na capital, com geração de emprego e renda, bem como de melhoria da qualidade dos serviços públicos”, afirma o prefeito Rafael Greca, em referência ao movimento da Prefeitura e do ecossistema para levar a inovação e soluções de smart city para toda a capital.


O prefeito destaca ainda que as soluções apresentadas no Smart City Expo Curitiba 2022 precisam fazer parte da rotina nas cidades e os gestores atuais têm o desafio de integrar os conceitos e tecnologias de smart city para orientar o desenvolvimento dos municípios.


“A boa gestão é um caminho sem volta na administração pública. Governança, compliance, ética e a busca permanente por inovar são quesitos dos gestores”, reforça Greca, que irá transferir o seu gabinete de trabalho para o Smart City Expo Curitiba durante os dois dias.


Curitiba é referência


Depois da interrupção dos eventos presenciais pela pandemia, o Smart City Expo Curitiba retorna em 2022 para o Expo Barigui. O fórum internacional na capital é organizado pelo hub curitibano iCities Smart Cities Solutions e tem a chancela da Fira Barcelona, responsável pelo Smart City Expo World Congress, o maior evento sobre cidades inteligentes do mundo, que ocorre anualmente na Espanha.


Segundo Ricard Zapatero, CEO da Fira Barcelona, Curitiba toma à frente mais uma vez desse movimento das cidades brasileiras que melhor se organizam para oferecer essas soluções. “Estamos satisfeitos em voltar a celebrar uma edição do Smart City Expo em Curitiba. Esta é a terceira vez que podemos colaborar com a cidade e com o Brasil, de forma ainda mais importante diante do esforço dos municípios em voltar a se conectar com os projetos de smart cities após a pandemia", diz ele. "Nesses momentos, as cidades que saem da pandemia precisam ser mais fortes em seu papel de apoiar os cidadãos com tecnologias e soluções para melhorar sua qualidade de vida”, observa Zapatero.


Diálogo dos prefeitos


O Smart City Expo Curitiba 2022 terá 92 palestrantes nacionais e internacionais no congresso. Entre os temas estão mobilidade, governança e planejamento urbano.


O fórum vai reunir nomes referência em smart city como Gil Peñalosa, fundador e presidente da organização canadense sem fins lucrativos 8-80 Cities; Piero Pelizzaro, diretor de Resiliência da cidade de Milão (Itália); Jorge Saraiva, presidente da Rede Europeia de Políticas Urbanas e diretor de inovação na Transição Energética para a Três60; e Salim Ismail, um dos fundadores da Singularity University (EUA), .


O tema principal do congresso, Society leading the urban future (Futuro urbano liderado pela sociedade), vai incluir ainda as temáticas Tecnologias Inteligentes para Cidades; Inovação e Negócios Disruptivos; Governança e Cultura das Cidades; Mobilidade Inteligente para o Futuro; e Cidades Sustentáveis.


Um dos pontos altos do evento ocorre no primeiro dia, nesta quinta (24/3), às 11h15, quando o prefeito Rafael Greca participa do debate Diálogos com Prefeitos com outras autoridades nacionais. O encontro irá reunir também os prefeitos Eduardo Braide, de São Luís (MA); Cícero Lucena Filho, de João Pessoal (PB); e João Campos, de Recife (PE).


Serviço:

Smart City Expo Curitiba 2022 – Society Leading The Urban Future

Data: quinta (24/3) e sexta-feira (25/3)

Horário: das 8h30 às 18h (24/3) e das 9h às 19h45 (25/3)

Local: Centro de Eventos Expo Barigui, no Parque Barigui


Foto: Lucilia Guimarães/SMCS




Últimas Notícias