top of page

Sine Móvel leva oportunidades de trabalho a pessoas em situação de rua em Curitiba

  • admjornale
  • há 2 horas
  • 3 min de leitura

20/01/2026


O Sine Móvel voltou às ruas de Curitiba, esta semana, com uma ação direcionada a quem está  em situação de rua, levando oportunidades de emprego a quem mais precisa. Muitas dessas pessoas que foram atendidas na unidade móvel já foram encaminhadas para entrevistas de emprego.


A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, busca aproximar o serviço público de empregabilidade de públicos em situação de vulnerabilidade, integrando ações de desenvolvimento econômico, assistência social e segurança alimentar.


Em 2025, o Sine Móvel já percorreu mais de 11 mil quilômetros pela cidade. Nesta semana, o foco está em atender pessoas em situação de rua, com atendimento até a próxima sexta-feira, dia 23 de janeiro. Três unidades do Sine Móvel se revezam em locais de fácil acesso, como restaurantes do programa Mesa Solidária e unidades de acolhimento da Fundação de Ação Social, a FAS.


Para o prefeito em exercício e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, o projeto parte do princípio de olhar para as pessoas a partir de suas reais necessidades.

“A proposta é acolher de forma integrada, oferecendo tratamento a quem precisa e oportunidades de emprego e qualificação a quem está apto a trabalhar, para que essas pessoas possam reconstruir suas vidas com dignidade, autonomia e perspectiva de felicidade”, afirma Martins.

Entre os objetivos específicos estão a realização de atendimentos para cadastro e atualização de dados no sistema público de empregos, o encaminhamento de trabalhadores para vagas compatíveis com seus perfis profissionais, a divulgação de oportunidades de qualificação disponíveis no município e o fortalecimento da presença do Sine Móvel em locais prioritários, com atendimento humanizado e descentralizado. A ação também reforça a articulação entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação e a Fundação de Ação Social, integrando políticas de empregabilidade e assistência social.


Histórias de quem está em situação de rua


Na unidade de acolhimento da FAS SOS, enquanto aguardam atendimento no Sine Móvel, surgem histórias marcadas por perdas, superação e esperança. São relatos de tragédias familiares, de enfrentamento à dependência química e da busca por uma nova oportunidade de vida.


Nahan Caue Gomes veio de Florianópolis com a esposa e a filha em busca de tratamento de saúde para a companheira. Conseguiu uma casa para as duas, mas acabou ficando em situação de rua. Atualmente, recebe apoio na unidade de acolhimento da FAS e busca um emprego. Do atendimento no Sine Móvel, ele já saiu com entrevistas agendadas. “Para mim foi ótimo o Sine Móvel estar aqui, facilitou muito. Já consegui uma entrevista e estou otimista. Estou muito agradecido a essa cidade, que ajuda quem está em situação de rua com comida e trabalho”, afirma.


Claudionei Magno Corrêa está há dois anos em situação de rua. Ele conta que entrou em depressão profunda após a separação difícil dos pais e que o trauma da juventude o levou a fazer escolhas erradas. Ao ver a unidade do Sine Móvel, decidiu buscar uma vaga destinada a pessoas com deficiência, já que perdeu um dos dedos durante o manuseio de uma máquina em uma empresa. “Quando vi o carro aqui, achei que era um sinal e não saio daqui até conseguir uma oportunidade. Já fui motorista, entregador, repositor, técnico de máquina de lavar roupa e eletricista de carro. Estou com esperança”, relata.


Willian Beuting é pizzaiolo profissional e está há apenas três dias em Curitiba. Ele veio a pé de Joinville, em Santa Catarina, e conta que já passou por 15 internações por dependência química. Muito magro e com marcas do sol da longa caminhada, diz estar há dez dias sem consumir drogas e agora busca um trabalho para se manter longe de qualquer tipo de dependência. Mesmo após o afastamento da família, ele acredita em uma reaproximação. “Peço que minha família não desista de mim. Preciso muito de apoio para enfrentar essa doença. Quero sair dessa situação e um trabalho vai ajudar muito. Tenho esperança de sair dessa consulta aqui no Sine com uma entrevista de trabalho”, afirma.


Confira a agenda do Sine Móvel esta semana

21/01 – Quarta-feira

- FAS SOS (Av. Presidente Affonso Camargo, 177 - Jardim Botânico, Curitiba - PR)- Mesa Solidária Luz dos Pinhais (R. Barão do Serro Azul, 81 – Centro)

22/01 – Quinta-feira

- FAS SOS (Av. Presidente Affonso Camargo, 177 - Jardim Botânico, Curitiba - PR)- Mesa Solidária Luz dos Pinhais (R. Barão do Serro Azul, 81 – Centro)

23/01 – Sexta-feira

- FAS SOS (Av. Presidente Affonso Camargo, 177 - Jardim Botânico, Curitiba - PR)- Mesa Solidária Luz dos Pinhais (R. Barão do Serro Azul, 81 – Centro)

 

 

 

Foto: Levy Ferreira/SECOM


 
 
 

Últimas Notícias

bottom of page