top of page

Sesc PR divulga programação da 40ª Semana Literária & XIX Feira do Livro UFPR

15/09/2021


A programação será composta por diversas ações, debates e mesas-redondas


O Sesc PR promoverá entre os dias 28 de setembro e 1° de outubro, a 40ª edição da Semana Literária Sesc & XIX Feira do Livro da Editora UFPR, com o tema “Literatura: porque outro mundo é possível”. Em uma edição totalmente gratuita e on-line, o evento será transmitido ao vivo pelo canal do Sesc PR no YouTube.


A programação será composta por diversas ações, debates e mesas-redondas relacionadas ao tema central, com reflexões literárias e também com o destaque fundamental importância da literatura para manter uma saúde mental saudável, especialmente nos tempos atuais de enfrentamento coletivo a pandemia.


Há quase um século, vivemos um período frutífero para a literatura. O ano 1922 ficou marcado com o seu estilo, o modernismo. Saindo de resquícios de guerras e também de outra pandemia – a da “Influenza” – surgiram muitas inovações no campo literário. Algumas se perpetuam até hoje e sempre serão lembradas, tais como: Ulysses, de James Joyce, Mrs. Dalloway, de Virginia Woolf e Macunaíma de Mário de Andrade, dentre outras.


Já no período atual, observa-se o desejo de ressignificar a importância da literatura em nossas vidas e ressaltar, a cada dia, seu papel curativo nas angústias, pesadelos e inquietações provocadas pela atualidade. Ainda conectado ao tema, o evento abordará o sentimento de afeto que a literatura promove, bem como a empatia do escritor que, ao escrever, se coloca no lugar do leitor e sabe quais palavras serão como bálsamo no momento da leitura.


Afinal, a literatura é refúgio e as palavras são fonte inesgotável de encanto e cura. É para ela que recorremos, seja para escapar da realidade como também em busca de energia e ideias. Dentro das casas e em todos outros espaços, a literatura se faz presente em todas as horas, seja na letra de uma música que escutamos, em um filme que assistimos, bem como nos livros que lemos.


Esse olhar afetivo estimulado pela literatura também nos conecta com o meio ambiente, com a compreensão de que somos responsáveis pelo impacto que causamos em nossos caminhos e por tudo aquilo que deixamos para trás. A efemeridade da vida é acentuada neste período atual, levantando questões a serem debatidas: Como a literatura nos auxilia a pensar a realidade? Quem somos nós no meio do todo? Diante disso, a temática do evento abarca também a reflexão sobre a modernidade e seus efeitos, tais como em nossos atos cotidianos, modo de viver, pensar e cuidar do planeta.


A programação do evento também contemplará espaços de conversas, oficinas/narrações literárias, apresentações musicais e muito mais, evidenciando que a literatura tem a capacidade incomparável de criar mundos inteiros, por meio da imaginação.


Ainda não sabemos qual será o nome que a sociedade dará a esse período pós- pandêmico; mas temos a certeza que, ao ponderarmos nossas atitudes diante de cada novo desafio, criamos as memórias do futuro. E quando tudo passar, celebraremos a vida, a arte, a literatura. Essa literatura que construímos juntos durante esta Semana Literária, porque após a superação ficará um grande aprendizado, de que outro mundo é possível.


Veja a programação completa no link: [https://bit.ly/3kbdSYt].


Foto: Divulgação Sesc PR

Últimas Notícias

bottom of page