Servidor de São José dos Pinhais passa a integrar Academia Paranaense de Medicina Veterinária e reforça papel do município em saúde pública
- há 4 dias
- 2 min de leitura
17/06/2026

A atuação de São José dos Pinhais na área de saúde pública veterinária ganhou reconhecimento estadual com a entrada do médico veterinário Haroldo Greca Junior, servidor de carreira da Secretaria Municipal de Saúde (Sems) desde 2012, como Acadêmico Titular da Academia Paranaense de Medicina Veterinária (ACAPAMEVE). O ingresso na instituição reforça a relevância do trabalho técnico realizado no município e evidencia a contribuição do serviço público local para a produção de conhecimento na área da saúde.
Ao longo de sua trajetória na administração municipal, Haroldo atua em frentes ligadas à vigilância de zoonoses, vigilância sanitária, epidemiologia e Saúde Única, conceito que integra saúde humana, animal e ambiental na formulação de políticas públicas e estratégias de prevenção.
Entre os trabalhos desenvolvidos em São José dos Pinhais estão ações relacionadas à vigilância da febre amarela, enfrentamento da esporotricose felina, monitoramento de agravos de interesse em saúde pública e projetos voltados à integração entre diferentes áreas da saúde.
Um dos destaques é o projeto “Saúde Única — Cães, Gatos e Equinos em São José dos Pinhais”, que reúne informações sobre a população animal do município, amplia o conhecimento epidemiológico sobre a esporotricose felina e subsidia estratégias de controle baseadas em evidências científicas. A iniciativa contribui para orientar decisões técnicas e fortalecer políticas públicas voltadas à saúde coletiva.
Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Haroldo realizou residência em Zoonoses e Saúde Pública pela Unesp, possui mestrado em Medicina Veterinária Preventiva e doutorado em Ciências Veterinárias pela UFPR, com ênfase em Saúde Única.
Haroldo ressaltou que o reconhecimento fortalece a representatividade da Medicina Veterinária em diferentes áreas de atuação e evidencia o impacto do trabalho realizado nos municípios.
“A presença de profissionais do serviço público nesses espaços amplia a visibilidade de áreas como vigilância em saúde, enfrentamento de zoonoses e promoção da Saúde Única, que têm impacto direto na qualidade de vida da população”, afirmou Haroldo.
Para a secretária municipal de Saúde, Irani Aparecida dos Santos, o reconhecimento ultrapassa a conquista individual e evidencia a capacidade técnica construída dentro do serviço público municipal.
“Para São José dos Pinhais, a admissão de um servidor municipal em uma instituição acadêmica dessa relevância reforça o papel do município na produção de conhecimento técnico e na construção de respostas inovadoras para desafios contemporâneos da saúde pública”, destacou Irani.
A conquista também reforça o papel estratégico dos médicos veterinários na prevenção de doenças, na vigilância ambiental e no desenvolvimento de ações que conectam ciência, gestão pública e proteção da saúde coletiva.
Foto: Prefeitura de São José dos Pinhais







Comentários