top of page

Saúde retoma vacinação anticovid em dez unidades

  • há 18 horas
  • 2 min de leitura

08/05/2026


O processo de distribuição da vacina anticovid está irregular atualmente em todo o país


SMCS
SMCS

A partir desta sexta-feira (8/5), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba amplia a vacinação contra a covid-19 para pessoas com 12 anos ou mais, que fazem parte do público de rotina ou grupo especial, para dez unidades de saúde do município – uma por regional.

 

Com a recente escassez de doses, a vacinação para este público estava concentrada em Curitiba apenas na unidade de saúde Ouvidor Pardinho. Com a liberação de 3.342 doses de vacina anticovid para pessoas com 12 anos ou mais, na quarta-feira (6/5), pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a SMS conseguiu ampliar a vacinação deste imunizante para outras nove unidades a partir desta sexta-feira (8/5).

 

As vacinas do Programa Nacional de Imunização (PNI), disponibilizadas no SUS, são adquiridas pelo Ministério da Saúde, que envia os imunizantes aos estados, que repassam aos municípios.

 

O processo de distribuição da vacina anticovid está irregular atualmente em todo o país. No mês de abril, o município de Curitiba solicitou 43.104 doses de vacina anticovid para pessoas com 12 anos ou mais, que fazem parte do público de rotina ou grupo especial, mas recebeu apenas 11.440, o equivalente a menos de 27% do total necessário para suprir a demanda do município.

 

Considerando a escassez de doses, o município havia lançado mão da estratégia de concentrar as poucas doses em apenas uma única unidade de saúde, para melhor utilização do recurso, evitando-se, assim, desperdício, uma vez que os frascos das vacinas são multidoses e depois de abertos precisam ser usados em até 12 horas. Após isso devem ser descartados.

 

“Trabalhamos para fazer o uso mais racional possível do insumo que está sendo disponibilizado, para não haver desperdício de doses, e ao mesmo tempo oferecer a vacina de forma mais acessível possível para a população”, diz a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak.

 

Segundo a secretária, com esse novo envio da Sesa nesta semana será possível ampliar para dez unidades. “A nossa expectativa é que os repasses sejam normalizados e possamos voltar oferecer a vacina em todas as nossas 109 unidades”, completa a secretária.

 

As atualizações sobre estoque de vacina anticovid são dinâmicas. A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba orienta a população a conferir no site Imuniza Já as informações sobre locais de vacinação e vacinas disponíveis, antes de se dirigir a uma unidade de saúde.


 
 
 

Comentários


Últimas Notícias

bottom of page