13/07/2024
Transfusão de sangue bem sucedida entre espécies diferentes é inédita, segundo veterinários
Um lobo-guará atropelado sobreviveu após receber o sangue de um cachorro, em uma transfusão entre espécies considerada inédita por especialistas do hospital veterinário do Centro Universitário Filadélfia (UniFil), em Londrina, onde o procedimento ocorreu.
O caso chamou a atenção porque, normalmente, transfusões de sangue são feitas entre membros de uma mesma espécie. Após passar por duas cirurgias, o lobo-guará recebeu meio litro de sangue de um rottweiler.
"O ideal é espécie para espécie, mas aqui não temos lobo-guará, e também não temos em regiões próximas", disse a coordenadora do hospital, Daniele Martina.
Conforme a coordenadora do hospital, a equipe precisou agir rápido para salvar o animal. Ele foi levado à universidade após ser encontrado ferido em uma rodovia de Jacarezinho, Norte do Estado.
"Ele estava praticamente morto. O anestesista não tinha a pressão dele, a equipe tentou fazer a cirurgia rápido. Havia vários pontos de rompimento na bexiga."
Para as transfusões tradicionais, entre cães, o hospital tem 40 cachorros de grande porte registrados como doadores. Os veterinários responsáveis pela transfusão entre os animais afirmam que o procedimento foi um sucesso. Em três meses, o lobo-guará poderá voltar à natureza.
"É um verdadeiro herói [o cachorro]. Colaborou, foi dócil na transfusão. A gente brinca que eles têm uma ligação especial, um recebeu sangue do outro, ainda mais que tudo foi emergencial. Eles são especiais", comentou a coordenadora.
Foto: Reprodução/RPC
Comments