Sanepar amplia sistema e conclui obras estratégicas em Medianeira, na região Oeste
- admjornale
- há 2 horas
- 2 min de leitura
13/01/2026

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) deu um passo decisivo para garantir a segurança hídrica de Medianeira, no Oeste do estado. A companhia concluiu as obras da nova captação do Rio Ouro Verde e ainda este mês inicia a operação do novo sistema. Os investimentos somam de R$ 29,3 milhões em infraestrutura.
Esta nova unidade de captação terá uma vazão de 540 mil litros por hora e vai substituir a antiga estrutura do Rio Alegria. Para ligar a nova unidade ao sistema de abastecimento foram instalados 8,5 quilômetros de adutora para transportar a água até a estação de tratamento da cidade, além da construção de novas unidades de bombeamento e redes de distribuição.
“Garantir a segurança hídrica e fazer frente às mudanças do climáticas é o trabalho fundamental da Sanepar. O impacto deste investimento será sentido por muito tempo, pois é uma obra estruturante. A nova captação irá garantir atendimento para a população por mais 15 anos”, destaca o presidente da Sanepar, Wilson Bley.
ABASTECIMENTO DE ÁGUA – Hoje, o abastecimento de Medianeira é sustentado por uma captação superficial, uma estação de tratamento, cinco poços profundos e sete unidades de bombeamento de água. A estrutura produz diariamente quase 20 milhões de litros de água, distribuídos por uma malha de 347 quilômetros de rede subterrânea que atende todas as residências da área urbana.
“Atualmente temos uma segurança hídrica em Medianeira, mas a cidade tem demonstrado um grande crescimento e a Sanepar está preparada para este crescimento”, completa Bley.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Medianeira tem população estimada de 57.910 habitantes. Entre os anos de 2010 até 2022 (data do último censo) a população do município saltou de pouco mais de 40 mil para cerca de 54 mil habitantes.
Foto: Sanepar








