Rua Francisco Derosso terá bloqueio temporário para obras de recape e drenagem no Xaxim
- há 11 minutos
- 3 min de leitura
20/02/2026

A Rua Francisco Derosso, no bairro Xaxim, um dos principais corredores de ligação da região sul de Curitiba, vai passar por obras de manutenção do pavimento e drenagem. Os serviços incluem fresagem e recape asfáltico, requalificação da rede de galeria de águas pluviais e integram o projeto Novo Inter 2 (Lote 3.1 – Pacotes 2 e 3). Para a execução dos trabalhos, haverá bloqueios parciais da rua a partir das 9h deste sábado (21/2), no trecho entre as ruas Carolina Derosso e Professor Leonel Moro.
Asfalto novo
A recuperação do asfalto acontece num trecho de aproximadamente 650 metros, que terá bloqueios temporários, com o trânsito funcionando no sistema pare e siga. O local estará sinalizado e é fundamental que os motoristas redobrem atenção ao circular pelo local.
A interdição para a manutenção do asfalto deve seguir até a primeira quinzena de março, podendo ser ajustada em caso de chuva ou outras condições climáticas adversas.
Nova drenagem
Para as obras de drenagem a interdição parcial do trânsito será entre as Ruas Dom José Marello e Prof. Leonel Moro. Será instalado mais um ramal de 180 metros de tubulação, para reforçar a drenagem de águas pluviais ao longo do lado da pista, no sentido Centro, além de outros 30 ramais menores que serão colocados atravessando a rua, permitindo que a água seja conduzida de um lado ao outro da via com mais eficiência.
Os serviços de drenagem têm previsão de serem concluídos na primeira quinzena de março.
Durante o período da intervenção, a linha de ônibus 629 – Alto Boqueirão continuará operando pelo local, em sistema pare e siga, garantindo a manutenção do atendimento aos usuários do transporte coletivo.
Já os motoristas deverão desviar à direita na Rua Professor Leonel Moro, seguir até a Rua Ana Aparecida Lopes Canet e continuar até a Rua Dom José Marello. Nesse ponto, o trajeto prevê conversão à esquerda e, na sequência, acesso à Rua Vilson Brun. Depois, devem seguir pela Rua Carolina Derosso até retornar à Rua Francisco Derosso.
Trânsito pode ficar mais lento
A Francisco Derosso é uma via de intenso movimento, com grande circulação de veículos e pedestres e presença de escola municipal, igreja, comércio, supermercado e unidade de saúde. É esperado que o trânsito fique mais lento na via durante a execução da obra, mesmo com sinalização e planejamento de tráfego.
“Sabemos que qualquer intervenção em uma via importante gera incômodo, mas os transtornos são passageiros. Estamos trabalhando para que a obra avance com rapidez e traga benefícios duradouros para quem vive, trabalha ou circula pela região”, afirma o secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur.
A diretora do Departamento de Pavimentação, Manuela Marqueño, reforça que o respeito à sinalização será essencial durante o período das intervenções. “Pedimos a colaboração dos motoristas, que reduzam a velocidade e, sempre que possível, planejem rotas alternativas. A obra vai modernizar a via, trazer mais segurança e melhorar a mobilidade de toda a região”, explica Manuela.
Requalificação completa
A requalificação na Rua Francisco Derosso alcançará 695 metros entre as ruas José Rebelatto e Professor Leonel Moro, no Xaxim, com intervenções de drenagem, terraplenagem, asfalto novo, novas calçadas, iluminação, paisagismo e sinalização. A via, que ao todo soma 6,6 km entre Xaxim, Boqueirão e Alto Boqueirão, terá melhorias estruturais importantes em toda a sua área de influência.
Lote 3.1
Além da Rua Francisco Derosso, o Lote 3.1 inclui a modernização das ruas Antônio Rebelatto e Cleto da Silva, com implantação de faixas exclusivas, além da abertura de ligação para o novo viaduto José Gomes de Abreu–Pedro Dorigo.
O pacote também prevê a extensão dos binários João Soares Barcelos/Oliveira Viana, Francisco Derosso/Innocente Rebellato e Gabriel Freccerio de Miranda/Leoncio Derosso, além do alargamento do viaduto da própria Francisco Derosso sobre a Linha Verde para permitir futura estação de integração do Inter 2.
Também está prevista a construção de um novo viaduto sobre a Linha Verde, conectando as ruas José Gomes de Abreu e Pedro Dorigo.
Novo Inter 2
As obras fazem parte do Novo Inter 2, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com contrapartida do Município. O programa moderniza a infraestrutura viária, amplia a acessibilidade, melhora a drenagem urbana e aumenta a segurança no trânsito.
Com as intervenções, a região contará com pavimento de maior durabilidade, sistema de drenagem atualizado, calçadas acessíveis, iluminação moderna e vias preparadas para novas tecnologias, além de ganhos na mobilidade e na valorização dos imóveis.
PRO Curitiba
O Novo Inter 2 integra o PRO Curitiba, maior programa de investimentos da história da cidade, que destina R$ 6 bilhões para obras e melhorias estruturantes em todos os bairros.
Foto: José Fernando Ogura/SECOM (arquivo)








