top of page

Reservatório Miringuava vai aumentar em 25% a reserva de água em Curitiba

  • Foto do escritor: JORNALE
    JORNALE
  • há 8 horas
  • 2 min de leitura

09/01/2026


Unidade deve abastecer outros municípios da RMC


O Reservatório do Miringuava, na Região Metropolitana de Curitiba, deve ampliar a reservação de água em 25% e a Estação de Tratamento de Água (ETA) Miringuava irá dobrar a sua capacidade de tratamento – saltará de 1.000 para 2.000 litros de água por segundo.

 

As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (08) pela Sanepar, ao passo que equipes avançam na etapa de enchimento do reservatório.

 

Localizada em São José dos Pinhais, a barragem terá capacidade para reservar 38,2 bilhões de litros, atenderá 650 mil pessoas diretamente e foi dimensionada para acompanhar o crescimento da demanda por água da região.

 

A estrutura também fortalece o sistema de abastecimento de 3,5 milhões de habitantes da região metropolitana. Ela suprirá a demanda dos bairros Caximba, CIC, Ganchinho, Tatuquara, Umbará e Sítio Cercado, em Curitiba; e as cidades de Araucária, Fazenda Rio Grande e São José dos Pinhais.

 

Segundo o Governo do Paraná, o Reservatório Miringuava é abastecido pelo Rio Miringuava e seus afluentes, seu enchimento acontece em etapas e depende do volume de chuvas. O fechamento da primeira comporta para reservação de água visa o enchimento do nível mais profundo da barragem.

 

Há o monitoramento de todas as fases, são realizados testes operacionais e existe um controle rigoroso para garantir a segurança da estrutura e da região no entorno, manter o controle do nível do rio e assegurar que o reservatório encha com as vazões e volumes previstos.

 

Com um regime fluvial dentro da estimativa, o prazo para que a represa esteja completamente cheia é de no mínimo nove meses. Entretanto, não é necessário esperar a conclusão para utilizar a água represada, por isso ela já está sendo utilizada para reforçar o sistema de abastecimento.


 
 
 

Últimas Notícias

bottom of page