top of page

Ratinho Junior recebe embaixador do Japão em primeira visita ao Paraná

  • há 15 horas
  • 2 min de leitura

27/04/2026




O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta segunda-feira (27), no Palácio Iguaçu, a visita oficial do embaixador do Japão no Brasil, Noguchi Yasushi.


Este foi o primeiro compromisso institucional do diplomata em território paranaense desde que assumiu o posto em dezembro de 2025.


O momento reforça a aproximação entre o Estado e o país asiático.


O governador destacou que o Paraná mantém uma relação histórica com o Japão, sustentada tanto pela presença de uma expressiva comunidade nipo-brasileira quanto pelo ambiente favorável aos negócios.


“O Paraná tem uma ligação muito forte com o Japão, não só pela cultura e pela história, mas também pela confiança construída ao longo dos anos. Isso se reflete no interesse crescente de empresas japonesas em investir no nosso Estado, gerando emprego e desenvolvimento”, afirmou.


O embaixador destacou a importância da relação com o Paraná e o impacto da presença japonesa no desenvolvimento regional.


“O Estado do Paraná é muito importante para o Japão, pela presença da comunidade nikkei, que tem muita história e contribui para o desenvolvimento. Também estamos orgulhosos dos investimentos de empresas japonesas no Paraná, que estão criando empregos de qualidade. Ficamos muito felizes com essa relação entre o Japão e o Estado do Paraná”, salientou.


RELAÇÕES – Em 2025, Brasil e Japão celebraram o 130º aniversário das relações diplomáticas, marco que também foi reconhecido como o Ano do Intercâmbio da Amizade entre os dois países.


No Paraná, essa conexão é ainda mais evidente, já que o Estado abriga a segunda maior colônia japonesa do Brasil, com cerca de 220 mil descendentes.


As relações comerciais entre o Paraná e o Japão seguem em expansão.


Em março de 2026, as exportações paranaenses para o país asiático cresceram 151,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.


O Japão se destaca como um parceiro estratégico, adquirindo principalmente carne de frango, soja e café, enquanto exporta ao Estado produtos industrializados e tecnologia de ponta, movimentando centenas de milhões de dólares.


INVESTIMENTOS – Esse ambiente favorável tem atraído novos investimentos.


Entre os destaques está a instalação de uma nova planta da Nissin Foods em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, com aporte de R$ 1 bilhão por meio do programa Paraná Competitivo e previsão de mais de 550 empregos diretos.


O Governo do Estado também atua na formação de mão de obra para atender às demandas da indústria.


Na Região Metropolitana de Curitiba, a Sumitomo Rubber do Brasil anunciou a ampliação da fábrica de pneus com investimento de R$ 1 bilhão.


Já em São José dos Pinhais, a Sysmex, referência global em hematologia e diagnóstico in vitro, implantará uma nova unidade, com início das operações previsto para 2027.


PRESENÇAS – Também participaram da reunião vice-governador Darci Piana; o chefe de gabinete da Governadoria, Daniel Vilas Boas; o assessor especial Hudson Leôncio Teixeira; o cônsul-geral do Japão em Curitiba, Yasuhiro Mitsui; o cônsul do Japão em Curitiba, Keiko Kikuchi; a terceira secretária da embaixada, Ritsuko Kawashima; o deputado federal, Luiz Nishimori; e o chefe do Erepar, Paulo Fernando Pinheiro Machado.


Foto: Jonathan Campos/AEN

 
 
 

Comentários


Últimas Notícias

bottom of page