top of page

Publicação retrata os 31 anos da Fundação Abrinq em defesa da criança e do adolescente

28/07/2021


Livro "A voz das crianças no Brasil" conta a trajetória de luta pelos direitos da criança


No ano em que completa 31 anos, a Fundação Abrinq lança o livro A voz das crianças no Brasil, para contar a trajetória de luta pelos direitos da criança e do adolescente no país. A publicação descreve como a melhoria das condições de vida dessa parcela da população de fato se concretizou ao longo de mais de três décadas. A edição ressalta, também, que ainda há muito o que avançar.


Em 1990, o conceito de investimentos socialmente responsáveis e as discussões sobre o papel das empresas na sociedade ainda não eram populares. Foi nessa época que empresários do setor de brinquedos se uniram para materializar um futuro em que todas as crianças e os adolescentes tivessem acesso à educação, à saúde, ao lazer, à cultura e à segurança. Que fossem protegidos e respeitados em suas condições de pessoas em formação.


A vontade que moveu esses empresários se transformou em ações e inciativas para conscientizar a sociedade sobre a importância de cuidar da criança e do adolescente, para influenciar a adoção de legislações e políticas voltadas a essa parcela da população e, ainda, para concretizar os direitos de forma efetiva.


A Fundação Abrinq surge nesse contexto, de uma visão abrangente sobre o papel do setor privado, especialmente em uma sociedade desigual como a brasileira. No País, a conscientização de que crianças e adolescentes são sujeitos portadores de direitos foi um processo de mudança de mentalidade, acelerado ao longo das últimas décadas.


A Fundação Abrinq desempenhou um papel importante na construção de uma realidade melhor, articulando doadores e entidades e fiscalizando a aplicação dos recursos. A contribuição também se deu por meio da formação de redes para a troca de experiências e discussão de propostas e soluções para os problemas que prejudicam a infância e a adolescência saudáveis em todos os aspectos.


O livro mostra que, desde o início de suas atividades, a Fundação beneficiou mais de 8 milhões de crianças e adolescentes no país. E houve melhorias impossíveis de serem quantificadas, como a mudança de mentalidade sobre o trabalho infantil.


Muitos dos programas da Fundação Abrinq, como o Prefeito Amigo da Criança, o Presidente Amigo da Criança e o Empresa Amiga da Criança tiveram grande efeito multiplicador. Os dois primeiros contribuíram para a inclusão do público infanto-juvenil na elaboração de políticas públicas que o beneficiaram, além da prestação de serviços de saúde e educação e da proteção em situações de risco. E o terceiro mobilizou o setor privado para direcionar recursos, conhecimentos e a promover ações efetivas em prol desse público. Outros, como o Nossas Crianças, fizeram a diferença ao proporcionar atendimentos de qualidade, além de prestar auxílio gerencial, financeiro e pedagógico para várias organizações da sociedade civil voltadas a essa parcela da população.


“Sempre que visito as organizações que apoiamos, volto com as baterias recarregadas. Também é uma grande emoção quando encontro com algum jovem ou adulto que passou por um dos nossos programas. Nesses momentos, percebemos o quanto a Fundação Abrinq realmente faz diferença na vida das pessoas”, revela Victor Graça, Gerente Executivo da Fundação Abrinq.


É importante reconhecer que as conquistas com relação aos direitos e condições de vida das crianças e dos adolescentes brasileiros nos últimos trinta e um anos foram fruto da luta e da união de pessoas que acreditaram num futuro melhor. Empresas e pessoas que doaram recursos e conhecimentos, organizações não governamentais, voluntários, governos, educadores e movimentos sociais. Todos contribuíram para a causa.


O livro A voz das crianças no Brasil está dividido em três grandes capítulos e é ricamente ilustrado. A publicação lançada hoje, dia 26 de Julho, está disponível para download gratuitamente, no site da Fundação Abrinq.

Últimas Notícias

bottom of page