top of page

Prédio histórico do MIS-PR será reinaugurado no dia 26

  • Foto do escritor: JORNALE
    JORNALE
  • há 6 dias
  • 2 min de leitura

18/11/2025


Reinauguração vai marcar a retomada das exposições permanentes e temporárias


ree

O Palácio da Liberdade, edifício-sede do Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR), será reinaugurado no dia 26 (quarta-feira), às 18h, com a retomada das exposições permanentes e temporárias, novamente abertas ao público com entrada sempre gratuita.

 

O processo de modernização de sua área expográfica é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), realizado a partir de um financiamento da Volkswagen do Brasil por meio do programa Paraná Competitivo, um incentivo fiscal para direcionar novos investimentos a diversos setores estatais.

 

A execução da obra, para renovar toda a estrutura expositiva, que contará com novos layouts, espaços interativos, uma sala exclusiva para as ações educativas, além da reativação da biblioteca da instituição, foi feita pela Associação dos Amigos do Museu da Imagem e do Som (AAMIS) e gerenciada pela equipe do museu.

 

Durante o período de melhorias, apenas o prédio histórico do MIS-PR ficou temporariamente inacessível ao público. O antigo Centro de Triagem, hoje espaço dedicado ao Projeto Cárcere, continuou funcionando normalmente com a exposição "Desse Lado do Muro", além de outros eventos ligados ao projeto. Da mesma forma, os eventos do setor educativo, como “Tons Vizinhos” e “Cine Cerejeira”, continuaram normalmente na programação.

 

“A valorização de espaços culturais como o MIS-PR se consolida também nas renovações”, afirma a secretária estadual da Cultura, Luciana Casagrande Pereira,. “Com agilidade e objetivos claros, a modernização do MIS resulta agora em um ambiente mais seguro, confortável e moderno para os visitantes, além de mais apropriado para o equipe interna do museu”, acrescenta.

 

Mirele Camargo, diretora do MIS-PR, destaca que o projeto trouxe benefícios para o prédio histórico. “É necessário de tempos em tempos repensarmos o museu para melhor atender as necessidades do público e da própria equipe responsável pelo espaço. Com rapidez e de forma objetiva, concluímos a obra e apresentamos dia 26 um MIS-PR atualizado e mais acessível a todos”, afirma.


 
 
 

Comentários


Últimas Notícias

bottom of page