top of page

Projeto Ajudei em Ação faz a castração de 400 cães e gatos dos moradores do Caximba

  • há 2 horas
  • 2 min de leitura

12/02/2026


Os cães e gatos dos moradores do Caximba estão mais saudáveis e prontos para ter um bom ano em 2026. Em janeiro, a Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba viabilizou a castração gratuitamente para 400 cães e gatos de moradores do bairro Caximba, por intermédio do projeto Família Multiespécies Caximba, desenvolvido em parceria com a Associação Projeto Ajudei.


A Associação Projeto Ajudei é a ONG que venceu o edital para cuidar dos cães e gatos das famílias em vulnerabilidade da Vila 29 de outubro e do entorno, com ênfase àquelas que serão reassentadas dentro do projeto socioambiental do Bairro Novo da Caximba.


Desde julho do ano passado, as equipes passaram de casa em casa fazendo os cadastros dos moradores e seus pets. Na sequência os veterinários fizeram os atendimentos, que totalizaram 775 pets. Os animais receberam avaliação básica de saúde, vacinas antirrábica e polivalente, antipulgas, vermífugo e microchipagem. Além disso, 52 animais foram socorridos em situações de emergência e 22 destes foram encaminhados para adoção responsável após a recuperação e castração.


A etapa mais recente foi a castração para todos os animais que se enquadravam nos requisitos básicos de saúde, sendo que posteriormente haverá também o acompanhamento na transferência dos moradores e animais às novas moradias.


Segundo o levantamento feito pelas equipes socioambientais do Escritório Local do Caximba (ELO), que faz parte do Programa Gestão de Risco Climático Bairro Novo da Caximba, existem aproximadamente 1.614 animais na Vila 29 de Outubro, sendo 1.152 cães e 462 gatos.


De acordo com o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Evaristo, todo esse trabalho é muito importante para manter a saúde única, conceito que engloba a saúde de humanos, animais domésticos e selvagens, plantas e o meio ambiente (incluindo ecossistemas), que estão intimamente ligados e são interdependentes.


“Em 2024 fizemos a primeira etapa do Ajudei em Ação no Caximba e agora retornamos para dar sequência ao projeto e atender outros animais dos moradores da região. A castração tem benefícios como a prevenção de doenças e tumores e ainda minimiza o abandono e a quantidade de animais nas ruas. Com a vacinação também cuidamos da saúde tanto dos pets como dos moradores”, explicou Evaristo.

 

 

 

 

Foto: Divulgação


 
 
 

Últimas Notícias

bottom of page