top of page

Programa federal garante mais seis creches públicas para Curitiba

Em todo o país, programa Infância Feliz vai construir 300 novas unidades educacionais


10/06/2024



Curitiba vai ganhar mais seis creches públicas, por meio do programa Infância Feliz, do governo federal. Com investimento total de R$ 391.437.648,00 para 300 unidades educacionais no Brasil, seis delas estão previstas para a capital do Paraná, conforme o anúncio feito nesta segunda-feira (10), no Palácio Iguaçu. O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, acompanhou a solenidade (FOTO), ao lado do governador Ratinho Júnior.


O programa federal é uma política pública para que que as famílias ofereçam ferramentas para promover o desenvolvimento integral de crianças até seis anos de idade. Por meio de visitas domiciliares às famílias participantes do Cadastro Único, as equipes do Criança Feliz fazem o acompanhamento e dão orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários, além de estimular o desenvolvimento infantil.


Serão contemplados 258 municípios. Segundo o Governo do Estado, esse é o maior pacote da história voltado à infraestrutura de educação infantil do Paraná. Os recursos são oriundos de parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Família e a Casa Civil, com aporte do Tesouro Estadual, do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) e da Assembleia Legislativa do Paraná.


Cada unidade deve receber cerca de R$ 1,3 milhão. O dinheiro será depositado diretamente nos fundos municipais e as prefeituras ficarão responsáveis pela licitação.


EDUCAÇÃO É PRIORIDADE

Eduardo Pimentel destacou que, em Curitiba, educação é prioridade. Além dos investimentos em inovação e na parte pedagógica, desde 2017 foram entregues 32 novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), totalizando 237 CMEIs na rede municipal de ensino.


“Nossos investimentos contemplam a infraestrutura e o pedagógico. Em Curitiba as crianças são preparadas para o futuro desde pequenas”, disse Eduardo.


O anúncio feito pelo Governo do Estado fortalece a política da Primeira Infância, conforme Lei Estadual 21.870/2023, que prevê a implantação do Programa Infância Feliz, que entre outras ações, versa sobre a construção dos espaços, que poderão abrigar de 10,2 mil a 13,8 mil crianças em todo o Estado.


INFRAESTRUTURA

As trezentas creches no Brasil serão construídas, em especial, nos municípios com menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). O projeto, de 456,86 m², com possibilidade de ser ampliado, está de acordo com todas as normas sanitárias, escolares e de bem-estar infantil.


Cada unidade conta com três salas de aula, uma brinquedoteca, dois banheiros com fraldários, quatro banheiros (incluindo adaptações para portador de deficiência), um solário, um pátio coberto, um jardim sensorial, uma sala de amamentação, um lactário, um refeitório, uma cozinha industrial, dois vestiários, uma sala de diretoria, uma sala de secretaria, uma sala de professores e duas despensas.

Kommentare


Últimas Notícias

bottom of page