Professores ocupam Assembleia em ato contra edital do PSS
- JORNALE
- 18 de nov. de 2020
- 1 min de leitura
18/11/2020
Invasão interrompeu sessão remota do legislativo

Um grupo de professores e funcionários de escolas estaduais ocuparam parte do prédio da Assembleia Legislativa em ato contra o edital para a contratação de professores pelo PSS. A categoria pede o cancelamento do edital do governo estadual para a contratação de professores pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS).
Na terça-feira, representantes do governo e o líder da situação na Assembleia Legislativa, Hussein Bakri, iniciaram negociações com representantes da APP-Sindicato para encontrar uma solução para o impasse. A categoria pede também o fim das contratações via PSS e a realização de concurso público, no entanto, a Lei de Responsabilidade Fiscal impede o governo do Paraná de contratar novos funcionários.
O governo informou que o pedido de suspensão do edital será avaliado por um grupo de trabalho com a participação de várias secretarias.
Atualmente mais de 20 mil professores da rede pública estadual trabalham pelo regime previsto no processo seletivo simplificado. Esse tipo de contrato não garante carreira e permite que o profissional seja demitido a qualquer momento.
O deputado Romanelli, primeiro-secretário da Casa, afirmou que os deputados até aceitam fazer uma intermediação com o governo, desde que a categoria aceite desocupar o prédio da Assembleia.
Comments