top of page

Prefeitura quadruplica atendimento a superdotados

10/02/2022


Estudantes terão quinze novas salas de recursos



A rede municipal de ensino de Curitiba vai oferecer, já a partir deste mês de fevereiro, mais 15 salas de recursos para atendimento de crianças e estudantes com altas habilidades/superdotação. O número será quadruplicado, das cinco salas atuais para 20, nos Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CMAEEs) das dez regionais.


O atendimento educacional especializado, realizado no contraturno escolar, está disponível nas unidades da rede de manhã e de tarde.


A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, explica que a estratégia de ampliação desse tipo de atendimento surgiu a partir de um grande levantamento iniciado no ano passado em todas as unidades.


“Essas salas já estão sendo estruturadas porque nosso retorno a partir de 14 de fevereiro é com aulas e atendimentos presenciais”, frisou a secretária.


Os professores que atuarão nessas novas salas também já foram chamados pelo cadastro da educação especial.


O Departamento de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado (DIAEE) da Secretaria Municipal da Educação já fez a triagem dos novos estudantes que serão atendidos.


Segundo a diretora do DIAEE, Gislaine Coimbra Budel, dos mais de 660 formulários recebidos das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) com indicação de estudantes que demonstram comportamento superdotado no ano passado, foram identificados 274 para atendimento prioritário neste momento.


“A sondagem em busca desse público segue de maneira permanente ao longo do ano, a qualquer momento os professores podem nos enviar o formulário, que será analisado pela equipe especializada do DIAEE”, explicou Gislaine.


Escola de Pais

A Educação oferece, desde 2019, a Escola de Pais, que tem como missão ajudar os pais dessas crianças a se cuidarem e assim poderem atender com mais tranquilidade o desenvolvimento dos filhos, além de esclarecer dúvidas e receber orientações. Os assuntos envolvem inclusão, superdotação, Transtorno do Espectro Autista (TEA), entre outros.

Comments


Últimas Notícias

bottom of page