Prefeitura força-tarefa para reforçar recuperação de tampas de concreto nos bairros
- admjornale
- há 9 minutos
- 2 min de leitura
27/11/2025

Ação depende da colaboração dos motoristas para ter resultado duradouro
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras e Viação, executa nesta semana uma força-tarefa para a substituição e reforço das tampas de concreto utilizadas nas vias e calçadas de Colombo.
“A ação tem como objetivo principal garantir mais segurança aos pedestres, especialmente idosos, crianças e pessoas com mobilidade reduzida, além de reduzir custos de manutenção”, enfatiza o secretário da pasta, Italo Perini.
As novas tampas estão sendo fabricadas 100% pela própria Prefeitura, com ferragem dupla reforçada e estrutura de concreto de alta resistência. O peso das peças varia entre 180 e 500 quilos, o que exige o uso de caminhão Munck para o transporte e instalação, impossibilitando qualquer tipo de manuseio manual.
Além disso, o processo de produção exige o tempo correto de cura do concreto, que pode chegar a até 28 dias, garantindo a resistência adequada da peça antes da instalação.
Quebras recorrentes são causadas por veículos sobre a calçada
Segundo a equipe técnica da Secretaria, o principal problema enfrentado atualmente é que veículos estão passando e estacionando sobre as calçadas, onde ficam localizadas as tampas e não sobre o asfalto.
“Como essas estruturas não são projetadas para suportar o peso de carros e caminhões, acabam quebrando com frequência. Em alguns pontos da cidade, a mesma tampa chegou a ser substituída quatro a cinco vezes no mesmo mês, gerando aumento de custos, retrabalho das equipes e riscos à população”, explica o secretário.
Para minimizar o problema, a Prefeitura passou também a implantar barras metálicas com pintura amarela, sinalizando visualmente que aquele local não deve ser utilizado por veículos.
Estacionar sobre calçada é infração grave
A Prefeitura reforça ainda que estacionar sobre a calçada é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sendo caracterizado como infração grave, com:Multa de R$ 195,23; 5 pontos na CNH e Remoção do veículo.
Essa regra existe justamente para garantir a segurança dos pedestres e preservar as estruturas urbanas.
Cronograma atenderá todos os bairros
A força-tarefa já está em andamento e será estendida de forma gradual por todos os bairros, conforme o cronograma da Secretaria de Obras.
A Prefeitura destaca que os trabalhos envolvem investimento significativo em material, equipes e equipamentos, além de depender das condições climáticas para execução. “Pedimos a colaboração da população, especialmente dos condutores, para que respeitem as calçadas e a sinalização, para evitar prejuízos ao patrimônio público e, principalmente, riscos à vida”, enfatiza Perini.
Foto: Prefeitura de Colombo








