Prefeitura entrega 200 obras de pavimentação e tem 65 em andamento para transformar bairros de Curitiba
- admjornale
- há 4 horas
- 3 min de leitura
06/05/2025

A Prefeitura de Curitiba alcançou nas últimas semanas uma marca expressiva no programa de requalificação da malha viária da capital. Desde janeiro, foram concluídas 200 obras de pavimentação em todas as regiões da cidade. Os serviços somam quase 78 km de asfalto novo, promovendo mais segurança no trânsito, fluidez no tráfego e qualidade de vida para milhares de curitibanos. Atualmente, outras 65 frentes de trabalho estão em andamento, o que representa mais 84 km de pavimentação em execução.
Somando obras entregues e em andamento, são 301 ruas beneficiadas e 162 km de vias com asfalto novo ou reciclado.
As intervenções integram o plano de governo do prefeito Eduardo Pimentel e são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop). A recuperação do asfalto por toda a cidade, afirma o prefeito, é um importante compromisso da gestão.
“Estamos avançando com obras em todas as regiões, levando infraestrutura e dignidade para quem vive nos bairros. Queremos entregar 500 km de asfalto novo nos próximos quatro anos, e esse começo já mostra que estamos no caminho certo”, diz Eduardo Pimentel.
Entre as ruas que já estão com novo pavimento estão a Antônio Moacir Ribeiro Batista, Daniel Bambrila e Maria Kustumack, localizadas no bairro CIC, as ruas Francisco Lourenço Johnscher e Professor José Maurício Higgins, no Boqueirão, as ruas Luiz Machuca, Itaúna do Sul e Geraldo Warkentin, no Alto Boqueirão. No bairro Guaíra, entre as contempladas estão as ruas Rio De Janeiro, São Cristóvão e Santa Zita.
Obras em andamento
Entre os bairros que estão sendo contemplados com as obras neste momento, está o Hugo Lange, onde a Rua Presidente Rodrigo Otávio passa por requalificação no trecho de 300 metros entre Augusto Stresser e Simão Bolívar.
A obra utiliza a técnica de reciclagem do pavimento, que reaproveita o antigo asfalto triturado misturado com cimento, pedra e água para formar uma base nova e resistente. A técnica torna a obra rápida e sustentável.
Moradores comemoram
Quem vive ou trabalha na região já começa a perceber as mudanças e a comemorar a melhoria da infraestrutura. O taxista Samuel João de Souza, que dirige há 33 anos na cidade, contou que tem percebido que os bairros estão recebendo obras importantes para melhorar a mobilidade urbana. “Dá gosto de andar nas ruas, sabe? O carro anda mais macio e a gente tem mais tranquilidade para rodar, não desgasta o táxi e é mais seguro”, disse Souza.
O trecho da via que recebe melhorias é paralelo ao trilho o trem. Há 13 anos, o empresário Miguel Ângelo Fernandes Duarte Boa Vista mudou de Portugal para o Brasil e desde então mora e tem uma lavanderia na Rua Presidente Rodrigo Otávio. Ele elogia a ação da Prefeitura, de recuperar a via que é uma importante ligação no bairro.
“Estão fazendo um bom serviço. Na primeira etapa fizeram uma boa compactação do pavimento e agora iniciaram a aplicação do asfalto novo. Vai ficar muito bom, eliminar os buracos que não eram muitos, mas que causavam impacto no trânsito, tinha risco de acidentes”, disse o empresário.
No Jardim Social, a Rua João Luis Costa também está sendo revitalizada pelo mesmo método, em 130 metros entre a Manoel Correia de Freitas e a Dr. João Evangelista Espíndola.
A técnica da reciclagem é um dos destaques do programa de pavimentação da Prefeitura. Além de garantir uma base mais durável, ela reduz o impacto ambiental e o custo das intervenções. Após a reciclagem, são aplicadas camadas de reperfilamento e revestimento asfáltico, seguidas de nova sinalização. Entre a primeira e a segunda aplicação de massa, há um intervalo técnico que permite a cura do novo pavimento.
As obras atendem às solicitações da população registradas pelo programa Fala Curitiba, que colhe as prioridades diretamente com os moradores, e pela Central 156, além de seguir as metas do plano de governo.
Compromisso com a cidade
O secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur, destaca o esforço conjunto da Prefeitura para tocar simultaneamente diversas frentes de trabalho em Curitiba.
“Estamos promovendo a requalificação da malha viária da cidade sem perder o ritmo de importantes obras estruturantes, como as do Novo Inter 2, do BRT Leste/Oeste, as de macrodrenagem e o projeto socioambiental do Bairro Novo da Caximba, que está garantindo moradias dignas para famílias que viviam em áreas de risco. É um trabalho técnico e coordenado para transformar a cidade com mais mobilidade, segurança e qualidade de vida para a população”, afirmou Jamur.
Foto: Levy Ferreira/SECOM
Comments