top of page

Prefeitura de São José dos Pinhais renova execução do Programa de Aquisição de Alimentos para 2026

  • admjornale
  • há 18 horas
  • 1 min de leitura

15/12/2025


ree

A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semag) de São José dos Pinhais garantiu a renovação, por mais um ano, da execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A iniciativa do Governo Federal destina recursos para a compra de alimentos da agricultura familiar, que são posteriormente distribuídos a instituições sociais do município.


Para 2026, conforme a Portaria nº 200/2025, o valor destinado ao programa é de R$ 500 mil. O recurso será distribuído em cotas iguais entre 54 produtores rurais cadastrados na Semag. Os alimentos adquiridos por meio do PAA beneficiarão 29 instituições sociais.


De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Gastão Vosgerau, a renovação do programa representa um incentivo aos produtores e o reconhecimento do bom desempenho na execução anterior.

“Renovar a execução do PAA para mais um ano significa que o trabalho realizado no ano anterior apresentou resultados positivos. Com isso, conseguiremos atender mais produtores e ampliar a distribuição de alimentos de qualidade para quem mais precisa”, afirmou o secretário.

A nova edição do programa também reforça o compromisso da gestão municipal com a igualdade de gênero, uma vez que 50% dos produtores selecionados são mulheres. A iniciativa contribui ainda para o fortalecimento da agricultura familiar e para o desenvolvimento da área rural do município.


A previsão é que o PAA 2026 entre em operação em São José dos Pinhais a partir da segunda quinzena de janeiro, após a finalização da organização logística, que envolve a integração entre produtores, secretaria e instituições beneficiadas.

 

 

Foto: Prefeitura de São José dos Pinhais


 
 
 

Últimas Notícias

bottom of page