Prefeitura de São José dos Pinhais alerta sobre tentativas de golpes envolvendo MEI, Simples Nacional e CNPJ
- admjornale
- há 46 minutos
- 2 min de leitura
09/01/2026

A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (Sics), alerta empreendedores do município sobre uma nova onda de golpes que tem circulado principalmente por WhatsApp e mensagens instantâneas, envolvendo falsas notificações sobre suspensão de CNPJ, cancelamento de MEI e supostos débitos com o Simples Nacional.
As mensagens utilizam indevidamente logotipos do gov.br, do Simples Nacional e termos oficiais para causar medo e urgência, informando prazos curtos para regularização e direcionando as vítimas para links fraudulentos de pagamento. Os contatos, em geral, partem de números internacionais ou desconhecidos e não têm qualquer relação com órgãos oficiais do Governo Federal ou da Prefeitura.
De acordo com a Sics, nos primeiros dias de 2026 houve um aumento significativo no número de relatos feitos por microempreendedores individuais (MEIs) e empresários, que receberam mensagens afirmando que seus CNPJs foram suspensos ou inativados por falta de pagamento do DAS-MEI, com ameaças de bloqueios judiciais e cancelamento definitivo do registro.
A Secretaria reforça que nenhum órgão público entra em contato por WhatsApp ou telefone exigindo pagamento imediato, enviando links ou ameaçando o cancelamento do CNPJ. “Trata-se de golpe. A orientação é não clicar em links, não efetuar pagamentos e buscar sempre os canais oficiais para conferir qualquer informação”, orienta o secretário da pasta, Clóvis Amorim.
Além disso, informações sobre MEI, Simei, Simples Nacional e regularização de débitos devem ser consultadas exclusivamente pelos portais oficiais do Governo Federal, como o Portal do Simples Nacional e o gov.br, ou por meio de atendimento direto na Sala do Empreendedor de São José dos Pinhais.
Em caso de recebimento desse tipo de mensagem, a orientação é bloquear o contato, denunciar a tentativa de golpe e não fornecer dados pessoais ou empresariais. A Sics também destaca que segue acompanhando e orientando os empreendedores do município, inclusive com ações educativas e informativas, para evitar prejuízos financeiros e fraudes.
Foto: Prefeitura de São José dos Pinhais




