top of page

Prefeitura de Pinhais apresenta case de sucesso em Fórum Metropolitano de Comunicação

  • admjornale
  • há 22 horas
  • 3 min de leitura

20/05/2025



A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Governo (Segov), participou do Fórum Metropolitano de Comunicação, realizado nesta segunda-feira (19), no Salão de Atos do Parque Barigui, em Curitiba. A secretária municipal de Governo, Ana Paula Cordeiro Mendes, apresentou o trabalho do Departamento de Comunicação da prefeitura no painel de cases de sucesso, que reuniu exemplos da comunicação das prefeituras de Fazenda Rio Grande e Rio Branco do Sul.


O evento foi realizado pela Prefeitura de Curitiba, por meio das secretarias municipais para o Desenvolvimento da RMC e da Comunicação Social, com apoio da Associação dos Municípios da RMC (Assomec) e PROMETRÓPOLE. Foram abordados os desafios da comunicação institucional, estratégias, questões legais e as ferramentas para uma interação eficiente com a população. Em Curitiba e Região Metropolitana moram aproximadamente 3,6 milhões de pessoas.


Formado por um quadro técnico de comunicadores, com jornalistas, publicitários, designers gráficos e produtores audiovisuais, o Departamento de Comunicação é responsável pela comunicação pública da Prefeitura de Pinhais, levando informação e acessibilidade aos cidadãos. “Pinhais tem o hábito de inovar na comunicação, usando personagens como a Amélia para aproximar o cidadão da gestão. Tudo é feito com a cara da cidade, desde vídeos institucionais até campanhas educativas, porque acreditamos que o munícipe precisa se sentir parte dessas conquistas”, disse a secretária de Governo de Pinhais, Ana Paula Cordeiro Mendes.


Faz parte do escopo do Departamento de Comunicação de Pinhais a criação e o gerenciamento de conteúdos enquanto serviço público. “Temos uma equipe multidisciplinar que garante respostas ágeis nas redes sociais e produz conteúdos criativos. A TV Pinhais e os releases estratégicos (material jornalístico) geraram mais de 5.600 minutos de mídia espontânea de abril de 2024 a abril de 2025. Comunicação não é só falar, é escutar e integrar – e é assim que construímos uma cidade acolhedora e transparente”, completou.


Anfitrião do evento, o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, destacou a importância da atuação conjunta para uma comunicação pública mais eficiente. “Os nossos desafios são parecidos e os mesmos, e precisamos atuar em conjunto. A dengue, a vulnerabilidade dos animais, a criminalidade – nada disso respeita limites municipais. Por isso, a integração metropolitana é fundamental”, declarou.


O secretário para o Desenvolvimento da RMC, Thiago Bonagura, agradeceu a presença dos comunicadores de diversos municípios no encontro. “O maior desafio do terceiro milênio é se comunicar. Por mais que tenhamos diversas ferramentas, temos a responsabilidade de fazer essa comunicação chegar às pessoas de maneira responsável. Nós, da comunicação pública, somos os responsáveis por levar essa informação adiante”.


Também participaram do evento com apresentações de palestras e painéis de debate, a secretária de Comunicação de Florianópolis, Fernanda Kleinebing, os secretários de Comunicação de Porto Alegre, Luiz Otávio Prates, e de Curitiba, Marc Sousa; Patrícia Tressoldi, gerente de Comunicação da Câmara Municipal de Curitiba; Eduardo Pugnali, diretor geral da Secretaria Estadual de Comunicação; Roger Pereira, coordenador de jornalismo da Assembleia Legislativa do Paraná; o advogado Paulo Gomes; o presidente do Sinapro, Kal Gelbeck; a supervisora de Núcleos de Assessoramento Jurídico da Procuradoria Geral do Município de Curitiba, Ana Edwiges Mikoszewski; Leandro Albuquerque, gerente de contas governamentais do TikTok; Tiago Ferraz, secretário de Comunicação de Fazenda Rio Grande; Vanessa Ricetti Ricardo, diretora de Comunicação de Rio Branco do Sul; e Luiz Serravite, gerente de parceiros para governos e impacto social da Meta.


Serviço


O Departamento de Comunicação (Decom) da Prefeitura de Pinhais é responsável pela Comunicação Institucional, Assessoria de Imprensa, Criação e Desenvolvimento Arte Visual.


Contatos: WhatsApp: (41) 99208-9536 (Comunicação Institucional) / (41) 99206-1167 (Imprensa)



Acompanhe os conteúdos produzidos pelo Decom no site oficial da prefeitura, na seção de notícias e nas redes sociais: FacebookInstagramYouTube e WhatsApp.


Foto: Divulgação

Comments


Últimas Notícias

bottom of page