top of page

Após denúncia anônima, IAT interrompe pesca predatória em Engenheiro Beltrão

  • admjornale
  • há 7 horas
  • 1 min de leitura

21/05/2025



Em nova ação contra a pesca predatória no Paraná, agentes do escritório regional de Campo Mourão do Instituto Água e Terra (IAT) identificaram nesta terça-feira (20) dois indivíduos pescando no Rio Ivaí, em Engenheiro Beltrão, usando uma tarrafa, rede circular com pequenos pesos proibida no Estado.


Além disso, os pescadores haviam capturado 108 quilos de peixes, incluindo 41 quilos de jaú (Zungaro jahu), espécie em que a pesca não é permitida, segundo a Portaria IATnº 223/2025. A operação ocorreu após denúncia anônima e contou com o apoio do Batalhão da Polícia Ambiental Força-Verde (BPAmb-FV).


Após a abordagem da equipe, um dos pescadores conseguiu escapar, enquanto o outro foi detido, recebendo três Autos de Infração Ambiental (AIA), totalizando R$ 9.320,00. A tarrafa, junto de 120 metros de rede de emalhar usados na pesca, foram apreendidos e destruídos pelos fiscais, enquanto os peixes, de espécies como cascudo, barbado, curimba, corvina e jaú, foram doados para uma instituição sem fins lucrativos da região.


A denúncia é a melhor forma de contribuir para minimizar cada vez mais os crimes contra a flora e a fauna. O principal canal do Batalhão Ambiental é o Disque-Denúncia 181, o qual possibilita que seja feita uma análise e verificação in loco de todas as informações recebidas do cidadão.


No IAT, a denúncia deve ser registrada junto ao serviço de Ouvidoria, disponível no Fale Conosco, ou nos escritórios regionais. É importante informar a localização e os acontecimentos de forma objetiva e precisa. Quanto mais detalhes sobre a ocorrência, melhor será a apuração dos fatos e mais rapidamente as equipes conseguem realizar o atendimento.


Foto: IAT

Comments


Últimas Notícias

bottom of page