Prefeitura de Curitiba vai entregar 10 mil mudas de árvores no Dia Mundial do Meio Ambiente
- admjornale
- há 18 horas
- 2 min de leitura
02/06/2025

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta quinta-feira (5/6), terá a quinta edição da entrega gratuita de 10 mil mudas de árvores para a população. A ação faz parte do programa Meio Milhão de Árvores para Curitiba, que tem a meta de plantar 500 mil novas árvores em quatro anos.
Desde janeiro deste ano, em plantios feitos pela Prefeitura e com a ajuda da população, já foram plantadas 75 mil árvores na cidade.
Entre as árvores que serão entregues na quinta-feira (5/6) haverá opções de nativas e frutíferas, sendo mil mudas para cada Administração Regional. Todas as distribuições serão a partir das 9h de quinta-feira (5/6).
Documentos
Para fazer a retirada de uma muda de árvore, o morador precisa apresentar um documento e um comprovante de residência. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) pede também que as pessoas levem uma sacola para transportar as mudas.
A exigência de documentação tem como objetivo cadastrar o destino das mudas para que seja feito um controle de georreferenciamento pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). As informações serão incluídas no Hipervisor da Prefeitura, plataforma de convergência e compartilhamento de dados públicos.
Plantio responsável
Todo plantio de árvores feito em ruas de Curitiba precisa ser avaliado e autorizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. A escolha da espécie para as vias públicas deve seguir regras e normas definidas pelo Departamento de Arborização e Produção Vegetal.
Plantios irregulares de árvores frutíferas e invasoras geram problemas em calçadas e na sinalização viária. Quando o morador quiser plantar árvores em ruas ou áreas públicas, deve fazer antes a solicitação pela Central 156, informando o local. O pedido será enviado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que fará a avaliação.
Bom para o meio ambiente
A infraestrutura verde na cidade traz diversos benefícios, como o equilíbrio térmico e o sequestro de gases do efeito estufa da atmosfera. O programa Meio Milhão de Árvores também faz parte das estratégias do Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima), para tornar Curitiba mais resiliente frente à emergência climática.
Entrega de mudas de árvores
Quinta-feira (5/6) – 9hBoqueirão
Endereço: Av. Marechal Floriano Peixoto, 8.430
Cajuru
Endereço: Av. Prefeito Maurício Fruet, 2.150
Tatuquara
Endereço: Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n
CIC
Endereço: Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460
Fazendinha/Portão
Endereço: Rua Carlos Klemtz, 1.700
Bairro Novo
Endereço: Rua Tijucas do Sul, 1.700
Pinheirinho
Endereço: Av. Winston Churchill, 2.033
Matriz
Endereço: Praça Rui Barbosa, 101
Boa Vista
Endereço: Av. Paraná, 3.600
Santa Felicidade
Endereço: Rua Santa Bertila Boscardin, 213
Foto: Isabella Mayer/SECOM