Prefeitura de Curitiba organiza auxílio-moradia e limpa área atingida por incêndio na CIC

18/02/2022


Cada família receberá um total de R$ 3 mil



Uma semana depois do incêndio que destruiu casas da ocupação Vila Harmonia, na CIC, a Prefeitura deverá concluir nesta sexta-feira (18) a remoção dos escombros do local e o atendimento das famílias afetadas. Até agora, foram recolhidas aproximadamente 66 toneladas de material.


A Vila Harmonia é uma ocupação às margens do Rio Barigui, próxima às vilas Barigui e Nossa Senhora Aparecida, situada numa área de difícil acesso. Atualmente concentra cerca de cem habitações.


Auxílio-moradia


Enquanto o trabalho de limpeza continuava, as 11 famílias afetadas estavam na Administração Regional CIC para entregar a documentação necessária para a assinatura dos contratos de auxílio-moradia com a Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab).


O requerimento do benefício aconteceu no dia seguinte à reunião entre moradores e representantes da Cohab, FAS (Fundação de Ação Social) e Administração Regional da CIC, para estabelecer as prioridades do grupo.


A Regional coordena o atendimento às famílias. “Estamos todos os dias em contato com os moradores, que perderam tudo, para saber quais são as necessidades para podermos seguir atendendo”, disse o administrador da CIC, Raphael Keiji Assahida.


União, solidariedade e rapidez


Cada família receberá um total de R$ 3 mil, dinheiro que será utilizado durante seis meses para custear o aluguel residencial. “Na reunião que fizemos com as famílias a prioridade que elas demonstraram ser mais urgente é pagar o aluguel. Por isso concentramos esforços para efetivar a concessão do benefício”, explica Meiri Morezzi, diretora de Relações Comunitárias da Cohab.


A primeira parcela já será paga em março. Se houver necessidade, o contrato poderá ser renovado por mais seis meses. “As pessoas já estão alugando casas e essa ajuda é muito importante, dá uma tranquilidade”, disse a dona-de-casa e representante comunitária Daniele Ribeiro.


Nas primeiras horas após o início do incêndio, as famílias afetadas já haviam recebido roupas, alimentos, água e material escolar para as crianças começarem o ano letivo. A Administração Regional da CIC coordena o atendimento aos desabrigados, que também conta com a participação das secretariais municipais da Saúde, do Meio Ambiente e da Defesa Social (por meio da Defesa Civil e da Guarda Municipal), Curitiba S/A e do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná. Pelo terceiro setor colaboram Projeto Luz, Obra Nossa e Teto, além de empresas que doaram produtos.


Foto: Divulgação

Últimas Notícias