Prefeitura constrói novo 'parque esponja' no Weissópolis para unir lazer e drenagem urbana
30/09/2026

A Prefeitura de Pinhais está desenvolvendo o projeto de implantação de um Parque Linear no bairro Weissópolis, em uma área pública de aproximadamente 72.100 m², com o objetivo de unir melhorias na infraestrutura urbana, recuperação ambiental e ampliação dos espaços públicos de convivência para a população. A iniciativa prevê a requalificação de uma área atualmente sem uso definido, transformando o local em um novo espaço destinado ao lazer, à preservação ambiental e ao melhor funcionamento da drenagem urbana, servindo como um ‘parque esponja’.
O projeto foi concebido de forma multidisciplinar, integrando diferentes soluções em uma única intervenção. Entre as ações previstas estão o melhoramento das galerias pluviais existentes, a redistribuição dos fluxos de águas da chuva, o fechamento da vala a céu aberto atualmente existente no local e a preservação das áreas permeáveis. Além disso, a própria topografia natural do terreno favorece o acúmulo temporário de até 15.000 m³ de água pluvial durante períodos de chuva intensa, permitindo que parte desse volume permaneça momentaneamente no local, reduzindo a sobrecarga instantânea sobre a rede de drenagem da região.
Para a prefeita Rosa Maria, a construção do Parque Linear do Weissópolis tem uma importância fundamental para o meio ambiente. “Para além de ser um espaço de lazer, de esporte, de inclusão, ele terá um papel fundamental para o meio ambiente como um parque esponja, pois ali nós estamos muito próximos ao rio e era uma área que estava degradada, então é um reaproveitamento, é uma requalificação da área, mas sobretudo no âmbito ambiental é que terá sua função principal”, afirma.
Além da infraestrutura, o parque foi planejado para atender a comunidade de forma democrática, contemplando moradores de diferentes idades com a implantação de diversos equipamentos de lazer e convivência. Entre os espaços previstos estão um campo de grama sintética do programa Meu Campinho, playground infantil, pipódromo, quadra de areia e academia da terceira idade, promovendo um ambiente acessível para crianças, jovens, adultos e idosos. O projeto também prevê a implantação de ciclovias no interior do parque e ao longo da via adjacente, proporcionando integração com outras regiões de Pinhais e facilitando o acesso aos municípios de Curitiba e Piraquara.
A iniciativa também inclui a recuperação da vegetação local, a ampliação das áreas verdes e a valorização do espaço público, transformando uma área subutilizada em um ambiente mais seguro, organizado e integrado ao bairro. Com isso, o projeto busca não apenas qualificar a paisagem urbana, mas também oferecer mais qualidade de vida à população, fortalecer o convívio social e incentivar a ocupação positiva dos espaços públicos.
Para viabilizar a execução da obra, serão utilizados aproximadamente R$ 2,6 milhões de recursos dos Fundos Municipais de Meio Ambiente (FMMA) e de Saneamento Básico (FMSB) para o custeio dos materiais necessários à implantação do parque. Já a Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) será responsável pela execução dos serviços, utilizando equipamentos e mão de obra própria do município, o que garante maior integração entre planejamento técnico e execução das melhorias previstas, além de reduzir os custos com contratação terceirizada.
Foto: Prefeitura de Pinhais







Comentários