top of page

Prefeito Eduardo Pimentel reforça parceria com o BID para estruturar novos projetos urbanos em Curitiba

  • há 32 minutos
  • 2 min de leitura

31/07/2026


A parceria de longa data entre Curitiba e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) ganhou novos encaminhamentos nesta sexta-feira (31/7), durante o segundo dia do workshop promovido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), em parceria com o banco. Em reunião com a missão técnica da instituição, o prefeito Eduardo Pimentel discutiu estratégias para ampliar a cooperação internacional e estruturar uma nova carteira de projetos urbanos capazes de impulsionar o desenvolvimento da cidade nas próximas décadas.


O prefeito destacou que Curitiba mantém a estrutura de planejamento urbano que consolidou a cidade como referência internacional, preservando seu legado e respondendo aos desafios contemporâneos. E olha para o futuro, fortalecendo parcerias que têm fomentado projetos estruturantes, como o Novo Inter 2, em execução na cidade, com financiamento do BID.

"Os eixos estruturais são ícones de Curitiba. Temos a oportunidade de avançar ainda mais nesse sistema que integra transporte coletivo e uso do solo, explorando novas soluções e estruturando uma carteira de projetos capaz de preparar a cidade para o futuro. Queremos uma Curitiba cada vez mais contemporânea, resiliente e com diversidade de usos, mantendo o planejamento urbano como referência para outras cidades", afirmou Eduardo Pimentel.

De acordo com Jason Hobbs, especialista sênior integrante da missão, o BID mantém cooperações técnicas e recursos que podem auxiliar na estruturação de novos projetos para responder aos desafios do planejamento urbano sustentável. “Aqui estamos buscando inovações para solucionar diferentes temáticas, combinando mobilidade, habitação, drenagem, infraestrutura cicloviária, resiliência urbana e novos espaços públicos. O legado do planejamento urbano de Curitiba continua evoluindo”, avalia. A conversa ainda teve a participação dos especialistas Camila Maleronka e Diego Arcia, do BID, e da presidente do Ippuc, Ana Zornig Jayme.


Ampla abordagem


Além da reunião entre a Prefeitura e a missão do BID, a programação do segundo dia do evento incluiu uma roda de conversa com representantes da iniciativa privada, promovida pelo banco para ampliar o debate sobre os desafios urbanísticos de Curitiba. O encontro reuniu incorporadores, investidores e representantes do setor produtivo para discutir oportunidades de transformação dos eixos estruturantes, além de modelos de governança, financiamento e parcerias para viabilizar investimentos urbanos.


"O objetivo é captar diferentes impressões e incorporar a experiência do mercado ao planejamento, permitindo que as decisões públicas sejam cada vez mais responsáveis e conectadas às oportunidades de desenvolvimento da cidade", explicou o mediador Fernando Souza.


Entre os temas debatidos estiveram a diversificação de usos urbanos, a oferta de diferentes tipologias habitacionais, mecanismos para ampliar o acesso à moradia em áreas bem localizadas, instrumentos de financiamento e formas de atrair investimentos privados a partir da coordenação exercida pelo poder público.


Para Ana Zornig Jayme, o workshop reforça o papel do Instituto como articulador do planejamento urbano, aproximando diferentes atores para construir soluções de longo prazo.

"O planejamento urbano ganha qualidade quando reúne diferentes perspectivas. O papel do Ippuc é justamente orquestrar esse diálogo entre poder público, iniciativa privada, organismos internacionais e sociedade, transformando diferentes experiências em inteligência coletiva para construir uma cidade mais humana, inovadora e inclusiva", afirmou.

Durante o dia, a equipe técnica também desenvolveu rodadas de discussões temáticas sobre os principais desafios urbanos da cidade. “As oficinas ajudam a fomentar diferentes reflexões e são oportunidade para evoluir propostas já desenhadas e provocar novas ideias”, avalia Camila Maleronka.

 

Foto: Pedro Ribas/SECOM


 
 
 

Últimas Notícias

bottom of page