População pode contribuir com ideias para o futuro da arborização urbana de Curitiba
- admjornale
- há 1 hora
- 2 min de leitura
30/01/2026

Acredita que a arborização da cidade é assunto importante, quer entender como o planejamento do plantio é feito e tem opiniões sobre como pode melhorar? Nos dias 3, 5 e 10 de fevereiro, a população tem um papel importante de participação cidadã nas audiências públicas do Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU), que serão realizadas nas regionais Matriz, CIC e Santa Felicidade.
De caráter público e participativo, as audiências são abertas a moradores, entidades, especialistas e a todos os interessados no meio ambiente e no desenvolvimento urbano da cidade. As contribuições e sugestões apresentadas serão analisadas e poderão ser incorporadas à versão final do documento.
A versão atual pode ser acessada na página da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, ou clicando aqui. Além disso, moradores podem sugerir melhorias em pesquisa online, aqui. O login deve ser feito com o registro dos participantes no eCidadão.
“O plano reúne dados, diagnósticos e diretrizes que orientam desde a escolha das espécies até a manutenção das árvores e as audiências públicas são essenciais para apresentar esse trabalho e incorporar contribuições da sociedade à versão final do documento”, explicou o superintendente de Obras e Serviços e diretor interino de Arborização e Produção Vegetal, Jean Brasil.
As audiências são uma etapa fundamental para a instituição do PMAU por meio de decreto municipal e têm como objetivo garantir ampla divulgação do plano e a participação da comunidade no processo. Durante os encontros, serão apresentados os resultados do diagnóstico técnico elaborado, as diretrizes do plano e as espécies recomendadas para a arborização urbana de Curitiba.
O Plano Municipal de Arborização Urbana teve início com uma pesquisa junto à população para avaliar o conhecimento sobre o tema e a percepção da importância de uma arborização adequada. A partir desse levantamento, foram desenvolvidos estudos técnicos que embasam a proposta que agora será compartilhada com a sociedade.
O que diz o plano
O diagnóstico do Plano Municipal de Arborização Urbana aponta que Curitiba conta atualmente com cerca de 318,7 mil árvores adultas na arborização urbana. Desse total, 46,38% são de espécies nativas e 53,62% exóticas, somando 217 espécies diferentes identificadas na cidade.
O plano legitima e descreve as ações de gestão, implantação, plantio, manutenção e monitoramento das árvores. Novos plantios e manutenções são fundamentais porque as árvores têm funções importantes para o meio ambiente e para a saúde da população.
A escolha das espécies que são plantadas, especialmente em vias públicas, leva em consideração as características das ruas, como a largura da calçada, existência de fiação elétrica, acesso de veículos, rede de drenagem, água e esgoto, gás, iluminação, semáforos, placas e demais equipamentos urbanos.
Outra preocupação das equipes é com o espaçamento entre as mudas plantadas, que deve ser respeitado, de acordo com o seu tamanho, variando de cinco a 12 metros.
Programação
Terça-feira, 3/2 às 15hMatriz, auditório da Rua da Cidadania
Quinta-feira, 5/2 às 15hCIC, auditório da Rua da Cidadania
Terça-feira, 10/2 às 15hSanta Felicidade, auditório da Rua da Cidadania
Foto: Ricardo Marajó/SECOM (arquivo)









Comentários