Pontal do Paraná e Guaratuba têm comércios aquecidos no início da temporada de verão
- admjornale
- há 1 dia
- 3 min de leitura
07/01/2026

A temporada de verão começou movimentada no Litoral do Paraná, enchendo as areias de guarda-sóis e dando fôlego à economia local. Pontal do Paraná e Guaratuba, por exemplo, registraram desempenho comercial e de ocupação de leitos maior do que no ano passado. A expectativa do setor é de que o bom desempenho nesta primeira fase do veraneio, especialmente nas semanas entre o Natal e o Ano-Novo, se confirme até a chegada do próximo momento de pico para a região: o Carnaval – neste ano, entre 16 e 17 de fevereiro.
“A temporada em Pontal do Paraná começou com o aniversário do município, no dia 20 de dezembro, e se estendeu pelo Natal com um percentual de turistas e visitantes maior do que o do ano anterior. Na parte de pousadas, hotelaria e locações feitas por imobiliárias ou Airbnb, chegamos a ter um aumento de até 30% comparado com o mesmo período do ano passado. É um número bem interessante”, disse Roberto Stelmacki Junior, vice-presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Pontal do Paraná (Aciapar) e diretor de Turismo da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap).
A chegada de mais turistas ao município ajudou a impulsionar outros segmentos econômicos. O setor de supermercados teve incremento de vendas na casa dos 20% na comparação com a temporada passada. Cenário semelhante ao vivenciado por bares e restaurantes, cujo crescimento mínimo partiu de 20%. Para o comércio em geral, a evolução das vendas foi de aproximadamente 10%. Apenas as lojas de vestuário registraram volume de negócios similar ao da abertura da temporada 2024/2025.
“As temporadas mais curtas tendem a ser boas porque as pessoas ainda estão com o entusiasmo do 13º e das férias. Nossa expectativa para o Carnaval é muito positiva”, comentou Roberto. Ele diz, no entanto, que o calendário mais apertado para frequentar a orla paranaense não é o único fator que promove a elevação do setor econômico na região litorânea.
“O que tem nos favorecido são os investimentos que o Governo do Estado trouxe para o Litoral. A reforma da Orla de Matinhos trouxe grande valorização e agora isso vai se estender para Pontal do Paraná. O Litoral nunca teve uma valorização como essa nas últimas três décadas”, afirmou o vice-presidente da Aciapar. “Os municípios estão revisando seus planos diretores. Temos gestores com visão empreendedora, além do Estado, promovendo crescimento planejado”.
Com o início dos shows do Verão Maior Paraná, previstos para começar neste fim de semana, o fluxo de turistas tende a aumentar, especialmente em Pontal do Paraná e Matinhos, onde ficam os grandes palcos. “Nesses dias, mesmo que não tenhamos tanto reflexo em pousadas, hotéis e grandes restaurantes, percebemos uma melhora significativa para ambulantes, distribuidoras e lanchonetes”, acrescentou Roberto.
GUARATUBA – Otimismo também é a palavra de ordem em Guaratuba. “No comércio, o movimento foi mais positivo do que na hotelaria. Tivemos grande circulação de pessoas, especialmente no período da virada do ano, o que manteve o consumo aquecido em setores como alimentação, mercados, farmácias e comércio em geral”, contou Cleide Areco, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guaratuba (Acig). “Isso mostra que a cidade tem força econômica e capacidade de absorção de público”.
Prova disso é o resultado do levantamento feito pela entidade com empresários de diversos setores. A estimativa é de que o movimento das vendas tenha sido entre 25% e 30% maior do que no mesmo período do ano anterior. “O clima favoreceu muito, ao contrário do ano passado, quando houve muita chuva. Com isso, tivemos um número considerável de turistas na cidade”, disse Cleide.
Foto: SEES









Comentários