top of page

Polícia investiga denúncia de racismo por alunos de colégio particular de Curitiba

29/04/2024

Caso ocorreu no Colégio Positivo, unidade Boa Vista



A Polícia Civil (PC-PR) investiga uma denúncia de racismo contra um estudante do Colégio Positivo, unidade Boa Vista, em Curitiba. O jovem também denunciou apologia ao nazismo por um grupo de estudantes da instituição.

 

De acordo com a mãe da vítima, o caso veio à tona após uma confusão entre ele e um grupo de estudantes no corredor do colégio, quando trocaram agressões na última quarta-feira (24).

 

Segundo a mãe, ao tentar entender os motivos das agressões, ela descobriu que o filho sofria racismo no colégio.

 

"Os coordenadores conversaram, cada um foi pro seu canto, como se nada tivesse acontecido. À tarde, ele teve que voltar para fazer prova e quando chegou lá, já tinha sido ameaçado que iam 'pegar' ele na saída [do colégio]", contou a mãe.

 

O adolescente contou à família que um grupo de estudantes faz as ofensas racistas de maneira rotineira. Contou, também, que um deles desenhou uma suástica nazista no caderno dele.

 

À policia, seis adolescentes foram apontados como autores das ofensas racistas. Segundo a defesa da vítima, a família decidiu trocar o filho de colégio e esperam por justiça. A mãe diz que o colégio foi avisado e que professores presenciaram os atos racistas.

 

"Meu filho sempre sofreu racismo, sempre, desde pequeno. Só que às vezes eu ia conversar no colégio com diretora, professores, que falavam que 'era brincadeira de criança' [...] Até quando a gente vai ter que sofrer com tudo isso? É muito sério, é muito grave!", disse.

 

Em nota, o Colégio Positivo da unidade Boa Vista diz que repudia e não tolera ato de desrespeito, preconceito e discriminação.

 

Disse, ainda, que tem um programa de "combate ao bullying, inclusive sobre o tema racismo". O colégio também diz que está apurando informações do caso.

 

Atualmente, segundo a Polícia Civil, o caso está em fase de diligências. Apesar da família ter feito a denúncia para registrar o Boletim de Ocorrência, segundo a delegacia, o caso só será formalizado quando o colégio der retorno oficial à polícia.


Últimas Notícias

bottom of page