top of page

PF prende um dos maiores traficantes de animais do país

04/12/2020


Ação ocorreu em 4 estados do país e prendeu 11 pessoas



A Polícia Federal de São Paulo deflagrou na manhã desta sexta-feira (4) uma operação para desarticular uma quadrilha especializada no tráfico de animais silvestres. Mais de 200 animais foram resgatados e 11 pessoas foram presas na ação que ocorreu nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná e Pernambuco.


Um dos presos na cidade de São Paulo, Roberto Augusto Martinez Filho, conhecido como “Zé do Bode”, é apontado por agentes da Polícia Federal e da Polícia Ambiental como um dos maiores traficantes de animais silvestres do Brasil. Ele usava redes sociais para vender animais e já tinha sido preso em agosto do ano passado após ser flagrado com um casal de macacos, mas estava em liberdade.


Além do Zé do Bode, foi preso um outro homem que vendia animais de forma clandestina há 38 anos. O filho desse homem também participava do esquema, mas não foi localizado pela polícia.


Entre os animais apreendidos está a arara-azul, que corre risco de extinção. Também foram apreendidas outras aves como papagaios, tucanos e até ouriços.


Foram cumpridos 11 dos 14 mandados de prisão preventiva, 17 mandados de busca e apreensão e 5 mandados de apreensão de veículos automotores nas cidades de São Paulo, Diadema (SP), Jacareí (SP), Mongaguá (SP), Ivinhema (MS), Novo Horizonte do Sul (MS), Aparecida de Goiânia (GO), Curitiba (PR) e Alagoinha (PE).


A operação Urutau 2 foi realizada em conjunto com o Ministério Público Federal, Secretaria Municipal do Meio Ambiente de São Paulo, Polícia Militar Ambiental do São Paulo, Polícia Militar Ambiental do Mato Grosso do Sul e o Ibama.


O nome da operação é uma alusão aos urutaus, que são aves exclusivamente noturnas e que utilizam sua plumagem para se camuflar com o ambiente, dificultando a sua localização pelos predadores.


A primeira fase da operação ocorreu em 23 de maio de 2019. Na ocasião, nove pessoas foram presas e cerca de 350 animais mantidos em cativeiro apreendidos.


Durante as investigações, foram apreendidos centenas de animais retirados da natureza e mantidos em cativeiros.


Eram comercializados animais silvestre em extinção como: arara-canindé, arara-azul, arara-vermelha, ararajuba, jabuti-piranga, jacaré, macaco-prego, sagui de tufos brancos, saíra-pintor e tucano-toco.

Últimas Notícias

bottom of page