Pessoas em situação de rua participam de curso para qualificação profissional
- JORNALE
- há 2 horas
- 2 min de leitura
04/02/2026
A capacitação é resultado de uma parceria entre a Fundação de Ação Social (FAS), Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Smsan) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)

Pessoas em situação de rua atendidas pela Prefeitura de Curitiba iniciaram, nesta segunda-feira (2/2), o curso de Hambúrguer Gourmet, voltado à qualificação profissional na área da gastronomia. A capacitação é resultado de uma parceria entre a Fundação de Ação Social (FAS), Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Smsan) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
A turma é formada por oito participantes, todos acolhidos em unidades da FAS. As aulas vão até sexta-feira (6/2), das 14h às 17h, na Escola de Alimentação Nutricional Patrícia Casillo, no Jardim Botânico. A unidade é uma das seis mantidas pela Prefeitura de Curitiba para oferta gratuita de qualificação profissional à população.
O curso combina conteúdos teóricos e práticos. Os participantes aprendem desde noções de higiene e manipulação de alimentos até o preparo de diferentes tipos de hambúrgueres e massas para pães.
A gerente do Programa Acessuas Trabalho, Taciana de França Alves, explica que a capacitação integra um percurso estruturado de preparação para o mundo do trabalho. “Antes de iniciarem os cursos práticos, eles participam de oficinas do Acessuas voltadas ao desenvolvimento de habilidades sociais e competências profissionais. Isso faz com que cheguem mais preparados, com foco também em comportamento e habilidades”, afirma.
O Acessuas Trabalho faz parte da Política de Assistência Social e tem como objetivo promover a autonomia dos usuários por meio da integração ao mundo do trabalho. As ações incluem palestras, ciclos de oficinas, encaminhamento para oportunidades de inclusão produtiva e acompanhamento do percurso dos participantes.








