Perfil @Jesus ganha selo azul de verificado no Twitter
- JORNALE
- 11 de nov. de 2022
- 2 min de leitura
11/11/2022
Criada em 2006 e com mais de 780 mil seguidores, conta recebeu carimbo de 'verificada'

O perfil, que foi criado em 2006 e tem mais de 780 mil seguidores, publicou na quarta-feira (9) um post bem-humorado para comemorar o fato de ter sido "verificado", depois de ter assinado a polêmica versão paga do carimbo de autenticidade, lançada recentemente pela rede social.
Nesta quinta-feira (10), uma outra mensagem sobre o tema também repercutiu bastante. Dizia o seguinte: "Por que a suposição de que sou falso?".
A "indignação" foi motivada por esta análise feita por um jornalista da CNN internacional: "O Twitter deu o selo de verificação azul a Jesus Cristo... As coisas estão ficando um pouco confusas no Twitter sob comando de Elon Musk".
O tal "selo azul" era originalmente atribuído a "contas ativas, notáveis e autênticas de interesse público". A @Jesus descreve-se assim: "Carpenter, Healer, God" (em português: Carpinteiro, Curandeiro, Deus).
Mas, após o início da gestão do bilionário Elon Musk, o Twitter lançou uma nova versão do Twitter Blue, que é paga e entrou em vigor em 5 de novembro. Ela permite que todos os usuários recebam o tal selo azul – desde que assinem um plano mensal de U$S 8. É esse o caso do perfil @Jesus (veja imagem abaixo).
A iniciativa, no entanto, fez disparar o número de contas falsas na rede social. Algumas personalidades encontraram páginas de si próprias que não eram verdadeiras, caso do ex-presidente dos EUA Donald Trump, do astro do basquete Lebron James e do personagem fictício Mario Bros.
Para tentar remediar a confusão, o Twitter criou, nesta terça-feira (8), o selo cinza "Oficial", com objetivo de identificar "contas de governos, organizações políticas como partidos políticos, empresas comerciais incluindo parceiros de negócios, grandes marcas, meios de comunicação e veículos e algumas figuras públicas". Na prática, o selo cinza cumpriria a função original do selo azul.
Só que o novo rótulo foi cancelado publicamente menos de 24 horas mais tarde, depois de ter virado piada e meme entre os usuários. Fim do vaivém? Não. Porque, nesta sexta-feira (11), Musk voltou atrás (só para variar) e reativou o selo cinza de "Oficial".
Com essa decisão, contas de figuras públicas, de governos e de grandes marcas passaram a ter dois selos de autenticidade.
Comments