PCPR prende 4 em operação contra grupo ligado à fraude eletrônica e lavagem de dinheiro
- admjornale
- há 23 minutos
- 2 min de leitura
12/11/2025

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu quatro pessoas durante uma operação deflagrada em combate a um grupo de criminosos interestadual ligado à fraude eletrônica e lavagem de dinheiro, com atuação também no Paraná. A ação aconteceu nesta quarta-feira (12) em Redenção, no Pará; Fortaleza, no Ceará; Brasília, no Distrito Federal; Goiânia, em Goiás; e na cidade de São Paulo.
A operação contou com o apoio das Polícias Civis dos respectivos Estados e teve como objetivo o cumprimento de seis mandados de prisão temporária e de busca e apreensão. Duas pessoas não foram localizadas e são consideradas foragidas.
As investigações apuram os crimes de furto mediante fraude eletrônica, associação criminosa e lavagem de dinheiro. A estimativa é que os investigados tenham angariado R$ 94 mil com os golpes.
De acordo com o delegado Gabriel Fontana, o grupo aplicava golpes por meio de ligações telefônicas fraudulentas. As vítimas eram induzidas a acessar um site falso de instituição bancária e a inserir seus dados pessoais e bancários. “Em seguida, os valores eram subtraídos e distribuídos entre diversas contas de terceiros que atuavam como laranjas. Os investigados também utilizavam redes privadas virtuais, as chamadas VPNs, para ocultar seus endereços de IP e dificultar o rastreamento das ações”, explica.
Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos aparelhos celulares e mídias digitais, que serão submetidos à perícia para dar continuidade às investigações. Os presos foram encaminhados para o sistema penitenciário.
CONTRA O TRÁFICO – Também nesta quarta-feira (12), a PCPR, com o apoio da Polícia Militar do Paraná (PMPR) e da Polícia Penal do Paraná (PPPR), cumpriu seis mandados de prisão e prendeu uma pessoa em flagrante durante uma operação contra o tráfico de drogas deflagrada em Dois Vizinhos, Francisco Beltrão e São Jorge do Oeste, no Sudoeste do Estado.
A operação está em sua quarta fase e teve como objetivo o cumprimento de 17 ordens judiciais, sendo 11 de busca e apreensão e seis de prisão preventiva. As investigações apontam que o grupo é responsável pela distribuição e fornecimento de entorpecentes na região, com indícios de que as drogas eram obtidas em Foz do Iguaçu, na região Oeste.
Durante a ação, três dos nove investigados já estavam presos na Cadeia Pública de Dois Vizinhos e na Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão, onde foram cumpridas as novas ordens judiciais e realizadas buscas nas celas.
Conforme o delegado Rafael Moraes, no total, além das seis prisões preventivas, uma pessoa foi autuada em flagrante pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico. “Além disso, uma mulher foi conduzida por posse de drogas para consumo pessoal e um adolescente apreendido por ato infracional análogo ao tráfico e associação para o tráfico. Ambos foram liberados após os procedimentos legais”, explica.
As equipes apreenderam porções de crack e maconha, valores em dinheiro, uma balança de precisão e aparelhos celulares, que serão encaminhados para perícia. Os presos foram conduzidos ao sistema penitenciário, onde permanecem à disposição da Justiça.
DENÚNCIAS – A PCPR solicita a colaboração da população com informações que levem à apreensão de drogas e prisão de traficantes. Denúncias podem ser feitas pelo 197, da PCPR, 181, do Disque-Denúncia ou (46) 3536-1202, diretamente à equipe de investigação.
Foto: PCPR








