26/10/2023

Curitiba vai dedicar o próximo ano a Paulo Leminski (1944-1989). O poeta curitibano, que completaria 80 anos em 2024, ganhará uma programação especial, com muita música, teatro e uma grande estátua.
Nesta quarta-feira (25), as filhas do poeta, Áurea e Estrela, apresentaram ao prefeito Rafael Greca uma proposta de atividades para celebrar o legado de Leminski.
A programação ainda está em construção, mas deve começar no final de janeiro, na 41ª Oficina de Música de Curitiba, e culminar com um grandioso festival marcado para 24 de agosto, dia do 80º aniversário do poeta, na Pedreira Paulo Leminski, local emblemático.
O prefeito ficou entusiasmo com a proposta.
"Paulo Leminski é a essência e a alma poética de Curitiba, patrono da nossa inovadora Pedreira. Vamos fazer de 2024 um ano dedicado à memória de sua grandiosa e democrática obra”, destacou Greca.
O prefeito autorizou a criação de uma estátua em homenagem a Leminski. A escultura será produzida no Ateliê do Memorial Paranista, com a orientação da família do poeta, e deverá se instalada na Pedreira.
O poeta na música
Paulo Leminski deixou um legado que transcendeu a poesia, influenciando também a música nacional. Suas composições foram gravadas por nomes ilustres como Caetano Veloso, Itamar Assumpção, Ney Matogrosso, Paulinho Boca de Cantor, Moraes Moreira e Gilberto Gil.
O poeta colaborou com Guilherme Arantes na criação da trilha sonora do especial infantil Pirlimpimpim 2, exibido pela Rede Globo em 1984. Para reviver o espírito de Pirlimpimpim, está sendo preparada uma produção especial de teatro musical que promete encantar o público de todas as idades.
Presenças
Além de Áurea e Estrela Leminski, participaram do encontro o músico Téo Ruiz, o produtor cultural Rodrigo Fornos e a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro.
Foto: Daniel Castellano / SMCS
Comentários