Paraná lança segundo volume do Caderno de Gestão de Pessoas
- há 2 horas
- 2 min de leitura
20/02/2026

O Governo do Paraná lançou o segundo volume do “Caderno de Gestão de Pessoas”, que visa apresentar informações sobre a força de trabalho do Estado de forma contextualizada e transparente para a população.
Organizadas em seções temáticas, as informações do caderno tratam da quantidade de vínculos por órgão, valores de folhas de pagamento, ingressos e desligamentos de pessoal, benefícios concedidos e indicadores como taxa de rotatividade e taxa de reposição, além de comparações quantitativas e qualitativas com outros estados da federação. Acesse os volumes I e II do Caderno de Gestão de Pessoas AQUI.
O material foi elaborado pelo Departamento de Recursos Humanos e Previdência, integrante da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (DRH/Seap), com o objetivo de ser mais que uma prestação de contas sobre quem atende a sociedade por meio de serviços essenciais, mas também um instrumento de inteligência, governança e de planejamento para futuras ações do Governo do Estado, que é o terceiro mais competitivo do Brasil, segundo o Centro de Liderança Pública.
Para o secretário de Estado da Administração e da Previdência, Luizão Goulart, conhecer a fundo as características dos mais de 114 mil servidores efetivos permite entender a qualidade dos serviços que já são prestados e promover eventuais ajustes no futuro:
“O Governo do Paraná é claro e transparente com a população, o que nos permite planejar o futuro com responsabilidade social e fiscal. O Caderno de Gestão de Pessoas chega ao segundo volume destacando informações sobre nossos quadros, novas contratações, movimentações de carreira, só que é mais que isso: com ele a gente entende quem são as pessoas que tornaram o Paraná o terceiro estado mais eficiente do Brasil. Aqui, fazemos muito com servidores altamente qualificados, comprovando que nossa máquina pública é enxuta e orientada para alcançar bons resultados”, afirmou.
Entre pontos que se destacam no Caderno de Gestão de Pessoas, estão a alta qualificação da força de trabalho do Paraná, que ocupa o 4º lugar no Ranking de Competitividade entre os Estados. Além da competência técnica comprovada, a gestão de pessoas no Estado é também alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que preveem ações em que o Governo do Paraná está comprometido, como a promoção do acesso de todas crianças, adolescentes e jovens ao ensino gratuito na rede pública nos próximos anos, a participação plena e efetiva das mulheres e igualdade de oportunidades em todos os níveis de tomada de decisão na esfera pública, e a inclusão social, econômica e política de todos até 2030.
Foto: SEAP









Comentários