top of page

Paraná terá feira náutica internacional em novembro

07/10/2023



O Paraná entrará este ano no circuito dos grandes eventos náuticos da América Latina. Em novembro, será realizada a primeira edição da Foz Internacional Boat Show, feira em Foz do Iguaçu que contará com a participação de expositores do Brasil, Argentina e Paraguai.


“O Paraná já participou de várias edições do Boat Show em São Paulo e no Rio de Janeiro, os maiores eventos do gênero no continente, e pudemos observar o potencial fantástico tanto para fechamento de negócios quanto para atração de visitantes e a promoção de destinos ligados ao turismo náutico”, destacou o secretário do Turismo do Paraná, Marcio Nunes. “Por isso, o Governo do Estado buscou essa parceria no intuito de sediarmos uma edição internacional desta grande feira, até porque ela vem ao encontro dos esforços do governador Ratinho Junior para transformar o Paraná numa referência nacional em turismo náutico”, completou.


Além de Rio e São Paulo, Itajaí (SC) também já recebe o evento, que costuma reunir em um só lugar os principais lançamentos e destaques entre lanchas, veleiros, jets, infláveis, caiaques, motores e os mais diversos equipamentos e acessórios do mundo náutico. São diversos dias de interação e networking entre clientes, fabricantes, distribuidores e consumidores do setor.


A edição paranaense, a primeiro do Brasil realizada em água doce, terá como palco o Iate Clube Lago de Itaipu e, como cenário de fundo, as Cataratas do Iguaçu – uma das sete maravilhas naturais do planeta. “A realização deste Boat Show é o passo inicial de um ambicioso projeto de desenvolver o mercado náutico na região e potencializar o uso de barcos de lazer naquele que é um dos principais pontos turísticos do Brasil e do mundo. Será um momento histórico em que barcos e nações vão se unir na tríplice fronteira”, comemorou Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica, organizador do evento.


Serão quatro dias de exposição, com a expectativa de reunir 15 mil visitantes e cerca de 30 marcas, com a apresentação de barcos de cerca de 40 pés, a maioria disponível para test-drive nas águas navegáveis do Lago de Itaipu.


Parcerias


O Foz Internacional Boat Show terá sua realização viabilizada graças a uma parceria entre a Secretaria de Estado do Turismo, Viaje Paraná, Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e Associação Brasileira dos Construtores de Barcos (Acobar), além de apoio também da Adetur (Agência de Desenvolvimento Cultural e Turístico da Região Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu).


Para o diretor de turismo da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Yuri Benites, o turismo náutico é estratégico para o desenvolvimento sustentável da região. “O setor de turismo, que deve crescer cerca de 20% em 2023, gera empregos de qualidade e movimenta outros setores da economia, provocando um movimento virtuoso, que queremos para a nossa região”, diz Benites. “O Parque Tecnológico Itaipu, com esse olhar para o território e o bem-estar das pessoas, entende que o Lago de Itaipu deve ser aproveitado para impulsionar esse movimento”, acrescentou.


A Itaipu Binacional também apoia a realização do Foz Internacional Boat Show, por sua importância no desenvolvimento do turismo náutico no Lago de Itaipu, o que inclui atividades de turismo, lazer e a pesca esportiva; esta, uma prática já consolidada na região. “É necessário olhar o Lago como oportunidade para os municípios lindeiros na geração de renda e emprego, seja pelo turismo ou pelo incentivo à indústria náutica para que se instale na região", defende Aline Teigão, gerente de Iniciativas de Turismo da hidrelétrica.


Pelo lado dos usuários de barcos, Evandro Ferreira, comodoro do Iate Clube Lago de Itaipu, diz que a realização do evento terá impacto direto no crescimento das atividades náuticas na região. “Terá um papel estratégico no desenvolvimento do turismo das águas não apenas em Foz do Iguaçu mas em todos os municípios que ficam no entorno do Lago, incluindo os da tríplice fronteira”, acredita.


Fortalecer ainda mais o turismo na região é também a expectativa de André Alliana, secretário de Turismo e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu. “Nós temos dois rios muito navegáveis, que são o Iguaçu e o Paraná, além do Lago de Itaipu. Explorar esses espaços, ocupá-los com atrativos do turismo náutico, e assim atrair investimentos, é uma decisão estratégica para nós. E a realização do Boat Show chama atenção de todos os players — usuários, investidores, fabricantes e todo mundo que tem relação direta ou indireta com mundo náutico — para o quanto Foz de Iguaçu tem de potencialidade para esse setor”.


Thalita Vicentini, diretora-geral do Boat Show, lembra que, além de atrair um grande número de visitantes locais, o Foz Internacional Boat Show terá grande penetração de mídia. “Estamos todos juntos no mesmo objetivo: vender bem o turismo de Foz do Iguaçu e potencializar a região como destino náutico. O primeiro Boat Show Internacional terá embarcações lado a lado na água, ampla diversidade de produtos, serviços náuticos e muito entretenimento e lazer”, ressalta.


Foto: Divulgação / Secretaria Municipal de Turismo

Comments


Últimas Notícias

bottom of page