top of page

Para Simepar, volume do temporal que atingiu Curitiba foi de intenso a extremo

  • admjornale
  • há 3 horas
  • 2 min de leitura

04/02/2026


Para entender a intensidade da chuva que caiu nesta terça-feira (3/2) em Curitiba é necessário relacionar o volume de água captado pelas estações meteorológicas com o tempo de duração da precipitação.


Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), os bairros Boa Vista e Centro chegaram a ter 19 milímetros de precipitação em apenas 10 minutos, um volume classificado como extremo. Em intervalo igualmente curto, os acumulados também foram elevados no Cajuru (17 mm), Portão (17,4 mm), Santa Felicidade (17,6 mm), CIC (15 mm) e Alto da XV (16,3 mm).


A Defesa Civil de Curitiba registra o acumulado em dez estações meteorológicas espalhadas pela cidade. No período de 3 horas, a estação Bigorrilho registrou 55 mm de chuva, o volume mais intenso, enquanto a do Bairro Novo teve 50,70 mm e a da Matriz 49,80 mm.


Vídeo mostra intensidade


Imagens captadas por radares meteorológicos fornecidas pelo Simepar mostram enormes volumes de chuva atravessando a cidade. O vídeo mostra o que foi registrado entre as 17h e 20h. As partes coloridas são as nuvens - as regiões pintadas de vermelho e amarelo representam as partes mais carregadas e que provocaram as tempestades.


Confira o vídeo.   

Meteorologista do Simepar, Lizandro Jacóbsen explica o ocorrido.

“Foi uma terça-feira de tempo bem típico de verão, com pancadas fortes de chuva e ocorrência de muitos raios. A chuva foi bastante persistente, principalmente entre 17h e 19h na capital, e horas depois na área litorânea do Paraná, com valores acumulados ainda mais altos”, afirma o especialista

O coordenador da Defesa Civil de Curitiba, inspetor Nelson Ribeiro, confirma que foram chuvas muito intensas, e que mesmo com o sistema de escoamento funcionando, os transtornos eram inevitáveis. ”O total de chuva caída ontem equivale a um terço do que estava previsto chover em todo o mês de fevereiro. Como temos medidas de prevenção e atendimento à população, não houve nenhum desalojado ou desabrigado”, declarou o coordenador.


Atuação rápida

 

 

Foto: Daniel Castellano/SECOM


 
 
 

Comentários


Últimas Notícias

bottom of page