Para acelerar atendimentos, Cohab Curitiba passa a chamar inscritos também pelo WhatsApp
- admjornale
- há 15 minutos
- 3 min de leitura
14/11/2025

A Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) está modernizando a comunicação com os inscritos nos programas habitacionais do município. A partir de agora, além do e-mail, as convocações também serão enviadas pelo WhatsApp, medida que garante mais agilidade ao atendimento e pretende aumentar o índice de resposta dos convocados.
Para que ninguém perca a oportunidade de conquistar a casa própria, a Cohab reforça a importância de manter o telefone atualizado no cadastro. A atualização pode ser feita online, no site da Companhia ou presencialmente nas Ruas da Cidadania, mediante agendamento prévio.
“Muitas pessoas não têm o hábito de checar frequentemente o e-mail. Já o WhatsApp está sempre à mão. Com essa mudança, queremos ampliar o número de inscritos que respondem às convocações e conseguem dar sequência ao processo de contratação”, explica o presidente da Cohab, André Baú.
Em seu primeiro ano de mandato, o prefeito Eduardo Pimentel lançou o Programa Casa Curitibana - um conjunto de benefícios e isenções fiscais para facilitar o acesso à casa própria. A novidade gerou um grande aumento no número de inscrições, hoje superior a 40 mil, o que levou a Cohab a adotar um sistema mais ágil de comunicação.
Alerta de golpes
A companhia orienta que os cidadãos fiquem atentos à origem das mensagens. As convocações oficiais via WhatsApp são enviadas exclusivamente pelo número (41) 3221-8100, que também consta no site da Cohab — onde a lista de convocados pode ser consultada.
Após o inscrito confirmar interesse em seguir no processo, o atendimento prossegue por dois canais adicionais: (41) 3221-8362 e (41) 3221-8363.
“É fundamental que o cidadão confira no site oficial se a mensagem partiu realmente da Cohab. Solicitamos apenas documentos necessários para a contratação e nunca pedimos qualquer pagamento em dinheiro”, ressalta o diretor de Crédito Imobiliário, Arielson Bittencourt.
Produção habitacional em expansão
Até o fim de 2025, o programa habitacional de Curitiba deve atingir a marca de 868 moradias entregues no ano, com outras 1.369 unidades em construção. Considerando os projetos em fase de aprovação, o número ultrapassa seis mil novas moradias, destinadas tanto aos inscritos na fila da Cohab quanto a famílias que vivem em áreas de risco.
Os recursos para a execução das obras são provenientes de diferentes fontes: Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (FMHIS), Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e orçamento próprio da prefeitura de Curitiba, como parte do PRO Curitiba - o maior programa de obras e reformas da história da cidade.
“Estamos diversificando os investimentos para ampliar a produção habitacional. São obras e projetos pelos quatro cantos da cidade, um trabalho focado em cumprir a meta estabelecida pelo prefeito Eduardo Pimentel de gerar 20 mil soluções habitacionais em quatro anos”, ressalta André Baú.
Novas inscrições
Para se inscrever na fila da Cohab e ter direito aos benefícios do Programa Casa Curitibana, o cidadão pode fazer a inscrição online, no site da companhia ou agendar horário e ir presencialmente às agências nas Ruas da Cidadania.
“O Casa Curitibana é somado ao Casa Fácil Paraná para rendas até 4 salários mínimos. São R$ 20 mil do governo do estado e mais R$ 10 mil da Prefeitura, além da isenção do ITBI. O cidadão precisa estar inscrito para obter esses benefícios”, explica Baú.
Foto: Eduardo Amatuzzi / Cohab








