Operação recolhe seis cavalos soltos e em situação de maus-tratos em São José dos Pinhais
- admjornale
- 59min
- 2 min de leitura
06/11/2025

Na manhã desta quinta-feira (6), equipes do Departamento de Defesa e Bem-Estar Animal, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), em parceria com a Guarda Municipal Ambiental, realizaram uma operação de fiscalização nos bairros Guatupê e Borda do Campo, em São José dos Pinhais. O objetivo foi recolher animais de grande porte soltos em vias públicas ou em situação de maus-tratos. Durante a ação, seis cavalos foram apreendidos.
Alguns dos animais foram encontrados soltos em ruas movimentadas, oferecendo risco de acidentes, enquanto outros estavam amarrados em calçadas, sem acesso adequado a água, alimentação ou abrigo, e em áreas com pastagem inadequada.
De acordo com o Código de Saúde Lei n.º 35/1991 – Decreto nº 020/1992, é proibida a criação e manutenção de animais de grande porte em áreas urbanas, por representar risco à segurança da população e comprometer o bem-estar dos próprios animais. Os cavalos apreendidos foram encaminhados para um local seguro, onde passam por avaliação veterinária, testes de anemia e mormo, além de receberem alimentação adequada, vermífugos e acompanhamento clínico.
Segundo a diretora do Departamento de Defesa e Bem-Estar Animal, Bruna Silva, a fiscalização tem caráter educativo e preventivo. “Nosso trabalho busca evitar acidentes e garantir que esses animais recebam os cuidados necessários. Além da retirada dos cavalos das ruas, orientamos os tutores sobre a importância da posse responsável e do cumprimento da legislação”, explica.
Os tutores foram identificados e notificados a comparecer à Semma para prestar esclarecimentos sobre as condições de guarda e manejo. A Secretaria reforça que todos os responsáveis serão autuados conforme a legislação vigente e lembra que manter animais de grande porte soltos ou malcuidados configura infração e maus-tratos.
Saiba como adotar um equino resgatado
A Secretaria de Meio Ambiente de São José dos Pinhais mantém um programa permanente de adoção de equinos resgatados. Os animais disponíveis foram encontrados em condições precárias, como:
Soltos em vias públicas;
Abandonados;
Vítimas de maus-tratos.
Interessados podem realizar o cadastro on-line (clicando aqui).
Os tutores adotantes passam por uma avaliação técnica para garantir que os animais sejam encaminhados a locais seguros e adequados ao seu bem-estar.
Foto: Prefeitura de São José dos Pinhais








