top of page

Operação Natal mobiliza guardas municipais até 6 de janeiro

04/12/2020


Programação natalina de Curitiba está adaptada com protocolos sanitários


Foto: Hully Paiva/SMCS

Cerca de 1,2 mil guardas municipais, em suas respectivas escalas, estão designados para garantir tranquilidade e segurança aos curitibanos durante as compras e a programação natalina da cidade - esta, toda adaptada em respeito aos protocolos sanitários. A Operação Natal, já em curso, se estende até o dia 6 de janeiro.


A tradicional operação deflagrada pelos guardas recebe, neste ano, uma prioridade: a de contribuir nas orientações de medidas sanitárias que previnem a disseminação da covid-19.


“Queremos que as famílias curitibanas possam desfrutar de um Natal fraterno e tranquilo, com muita saúde. E, para isso, as medidas essenciais de utilização de máscaras de proteção ao sair de casa e manter distância das demais pessoas em filas e nas lojas são fundamentais”, destaca o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel.


Para isso, todo o efetivo da Guarda Municipal está designado a fazer as orientações necessárias, simultaneamente ao trabalho de patrulhamento preventivo para inibir a ocorrência de crimes.


“O atendimento dos guardas na Operação Natal está voltado a garantir a manutenção da ordem e segurança da população e dos participantes das atrações natalinas, bem como na guarda e segurança dos equipamentos instalados, da montagem até a sua retirada”, acrescenta o superintendente da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Junior. As experiências de Natal também contam com efetivo da Superintendência de Trânsito (Setran).


Além dos eixos comerciais dos bairros, a Operação Natal está presente no Jardim Botânico, Passeio Público, parques Náutico, Tanguá e Barigui e nas feiras de Natal das praças Osório e Santos Andrade.


“E, neste ano tão atípico, nossas ações de fiscalização a diversos tipos de estabelecimento, de forma conjunta com equipes da Secretaria do Urbanismo e da Vigilância Sanitária, também integram nossos esforços durante a Operação Natal”, pontua o inspetor Celso.


Em caso de emergência, o cidadão pode recorrer ao guarda municipal mais próximo ou ligar para o telefone de emergência da corporação - 153. Pelo Centro de Operações da Guarda Municipal será acionada uma equipe para fazer o atendimento.


Dicas de segurança da Defesa Social:

  • Evitar manusear o celular quando estiver na rua.

  • Cuidar com bolsas e mochilas, preferindo carregá-la à frente do corpo.

  • Evitar circular com grande quantidade de dinheiro.

  • Não utilizar fones de ouvido enquanto estiver andando na rua.

  • Redobrar a atenção para a presença de pessoas suspeitas na hora de digitar senha de cartões de pagamento, na agência bancária ou em lojas.

  • Não deixar nos bancos do carro sacolas de compras, computador, bolsa ou pertences que possam chamar a atenção.

  • Não ostentar joias.

  • Em caso de emergência, ligue para: 153 (Guarda Municipal) ou 190 (Polícia Militar).

Últimas Notícias

bottom of page